Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102674
Título: Estética da Resistência do Terceiro Cinema no Brasil
Outros títulos: Aesthetics in the Resistance in the Third Cinema in Brazil
Autor: Reis, Géssica Pimentel
Orientador: Ramos, Pedro Hussak van Velten
Palavras-chave: cinema descolonial; cinema brasileiro; resistência estética; violência da imagem; estudos descoloniais; decolonial cinema; Brazilian’s cinema; aesthetic of resistance; image violence; decolonial studies
Data: 10-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estética da Resistência do Terceiro Cinema no Brasil
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: A análise das imagens do cinema, dito revolucionário, ocorrido no Brasil, primordialmente, entre as décadas de 1960 e 1970, busca mostrar através de um largo panorama, que começa pelas concepções materialistas, no intuito de compreender a importância da ideologia que se insere nas novas tecnologias de comunicação, dentre as quais o cinema faz parte, perpassando por questões profundas da metafísica para alcançarmos um sentido da identidade de determinados coletivos que vêm sendo violentados e esquecidos. A pesquisa, neste sentido, é transdisciplinar, e tem como escopo principal o brasileiro e as imagens que podem ser consideradas tanto revolucionarias, no sentido de um reforço e busca identitária; bem como a tentava de compreender a importância de se escapar de uma produção hegemônica, sendo esta saída possível através de dois tipos de violências que irão compor a conclusão da pesquisa, seja uma violência simbólica, seja uma violência física como resposta a uma violência colonial imposta. Falamos do início de um cinema marcado pela política, engajamento e representação das minorias contemporâneas, de um cinema feito às margens do cinema hollywoodiano. Efetivado pela identidade em contextos coloniais, que interfere na própria noção de individuo e identidade. Temos aqui interesse em justificar o resgate da cultura original, levando em conta o percurso da história e suas inevitáveis mudanças através de uma releitura da antropofagia. Consideraremos também a hipótese perspectivista da impossibilidade de conciliação entre os mundos.
The analysis of the images of cinema, said to be revolutionary, which occurred in Brazil, primarily between the 1960s and 1970s, seeks to show through a wide panorama, which begins with materialist conceptions, in order to understand the importance of the ideology that is inserted in the new communication technologies, among which cinema is a part, going through deep issues of metaphysics to achieve a sense of the identity of certain collectives that have been violated and forgotten. The research, in this sense, is transdisciplinary, and its main scope is the Brazilian and the images that can be considered both revolutionary, in the sense of a reinforcement and search for identity; as well as trying to understand the importance of escaping from a hegemonic production, this exit being possible through two types of violence that will compose the conclusion of the research, be it symbolic violence or physical violence in response to imposed colonial violence . We speak of the beginning of a cinema marked by politics, engagement and representation of contemporary minorities, of a cinema made on the margins of Hollywood cinema. Effected by identity in colonial contexts, which interferes with the very notion of individual and identity. We are interested in justifying the recovery of the original culture, taking into account the path of history and its inevitable changes through a re-reading of anthropophagy. We will also consider the perspective hypothesis of the impossibility of reconciliation between the worlds.
Descrição: Dissertação de Mestrado Erasmus Mundus Filosofias Francesa e Alemã: Desafios Contemporâneos apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102674
Direitos: openAccess
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