Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102468
Título: Pelvic binder application – Classic teaching method vs. video-based learning
Outros títulos: Aplicação de cinta pélvica – Comparação entre ensino clássico e e-learning
Autor: Balbino, Andreia Sofia Caldeira
Orientador: Alexandrino, Henrique Miguel Marques Bom Borges
Rosete, Manuel Fernandes Lourenço e Gonzalez
Palavras-chave: cinta pélvica; ferramenta de avaliação objetiva; aprendizagem baseada em vídeo; pelvic binder; objective assessement tool; video-based learning
Data: 25-Mai-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Pelvic binder application – Classic teaching method vs. video-based learning
Local de edição ou do evento: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Resumo: A colocação correta da cinta pélvica, embora raramente ensinada, é uma skill que pode salvar vidas. A mudança no paradigma de ensino devido à pandemia dá-nos a oportunidade perfeita para criar novas ferramentas de ensino. Nosso objetivo foi criar uma ferramenta multimédia de ensino sobre a forma correta de colocar uma cinta pélvica e avaliar, por meio de um score por nós desenvolvido, esse recurso, demonstrando sua não inferioridade quando comparado ao método de ensino clássico.Projetamos um estudo observacional comparando o ensino clássico e o ensino baseado em vídeo no que diz respeito à colocação de uma cinta pélvica. Dezesseis voluntários inscreveram-se e completaram o estudo, estes foram randomizados criando um grupo de controlo e um de estudo. Ambos os grupos foram avaliados por três observadores externos, de uma forma cega. Um score objetivo e estruturado e os observadores externos avaliaram o desempenho dos participantes com base neste score. A confiabilidade entre avaliadores foi medida com o Coeficiente de Correlação Intraclasse. Os scores do grupo controlo (GC) versus o grupo estudo (GE) foram comparados pelo teste de Mann-Whitney.A confiabilidade inter-observador foi moderada (ICC=0,737; p<0,05). Os scores do grupo de estudo foram significativamente melhores do que no grupo controle (p<0,05). O nosso estudo mostrou, assim, a viabilidade do método de ensino baseado em vídeos pedagógicos, confirmando-o como uma alternativa válida ao ensino presencial clássico.A ferramenta de ensino multimédia produzida no âmbito deste estudo mostrou-se superior ao método de ensino clássico. Além disso, com o objetivo de avaliar o desempenho da colocação de uma cinta pélvica, desenvolvemos uma nova ferramenta objetiva de avaliação, com confiabilidade inter-observador moderada.
The correct placement of the pelvic binder, albeit rarely taught, is a life-saving skill. The change in the teaching paradigm due to the global pandemic gives us the perfect opportunity to create new teaching tools. Our goal was to create a multimedia teaching tool on the proper way to place a pelvic binder, and assess, using a newly developed score, this resource demonstrating its non-inferiority when compared to the classic teaching method.We designed an observational study comparing classic over video-based teaching of pelvic binder placement skill. Sixteen subjects were enrolled in and completed the study and were randomized in a control and study group. Both groups were recorded and evaluated by three blinded external observers. An objective structured assessment of technical skills (OSATS) was designed, and the reviewers rated the performance. Inter-rater reliability was measured with the Intraclass Correlation Coefficient. OSATS scores from the control group (CG) versus the study group (SG) were compared using the Mann-Whitney test. There was moderate inter-observer reliability (ICC=0,737; p<0, 05). The OSATS scores in study group were significantly better than in the control group (p<0, 05). Our study showed the viability of video-based skill teaching method, confirming this as a valid alternative to the more classical lecture-based teaching.The multimedia teaching tool produced in the scope of this study showed to be superior to the classic teaching method. Also, in order to assess the pelvic binder placement skill performances, we developed a novel objective assessment tool, with moderate inter-rater reliability.
Descrição: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/102468
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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