Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102192
Título: Typography: from reading to seeing.
Outros títulos: Tipografia: do ler ao ver.
Autor: Passeira, Sofia Torres Gonçalves Fiteiro
Orientador: Bicker, João Manuel Frade Belo
Palavras-chave: Design de Tipos; Tipografia; Fonte Variável; Design Gráfico; Type Design; Typography; Variable Font; Graphic Design
Data: 7-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Typography: from reading to seeing.
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: Atualmente, assistimos ao emergir de um novo paradigma que resulta, inelutavelmente, do impacto das transformações tecnológicas sobre a forma como o design tipográfico é produzido. Desde os primeiros dias da criação da imprensa, por Gutenberg, no século XV, até à introdução e proliferação atual de novas tecnologias, a forma como criamos, projetamos e interagimos com a tipografia encontra-se em constante evolução.De facto, existem cada vez menos limitações no processo criativo. No entanto, a capacidade comunicativa da tipografia é pouco valorizada, quando se procura sobretudo a universalidade, a neutralidade e a invisibilidade. Estes conceitos, sustentados e programáticos no modernismo, têm sido revisitados de forma quase hegemónica no contexto do design em meios digitais.Através da reflexão sobre a evolução das formas tipográficas e do seu valor enquanto ferramentas de comunicação visual, a presente dissertação incentiva à apreciação da tipografia como uma arte. O projeto prático desta dissertação resulta na criação de uma fonte — Xtoria Variable Font. Baseada na convergência entre arte e tecnologia, esta fonte explora a sua capacidade comunicativa e ilustra a história da tipografia.Numa primeira fase, é concretizada uma investigação sobre (3.1.) a história e evolução da tipografia e (3.2.) o desenho de tipos. Neste contexto, são exploradas as diversas classificações tipográficas, com foco na classificação de Robert Bringhurst e ainda uma breve análise da anatomia e terminologia da tipografia. É igualmente estudado (3.3.) o campo das fontes variáveis, assim como também é realizada (3.4.) uma análise de alguns projetos desenvolvidos no âmbito da área em questão. Por fim, procede-se à (4.) documentação do desenvolvimento do projeto prático.
We are currently witnessing the emergence of a new paradigm as a result of the influence of technological changes on the creation of typographic design. The way we create, design, and interact with typography has been constantly evolving from the early days of Gutenberg's printing press in the 15th century to the introduction and proliferation of new technologies. In fact, the creative process has become increasingly unrestricted. When seeking universality, neutrality, and invisibility above all else, typography's communicative ability is undervalued. In the context of designing in digital media, these concepts, which are sustained and systematic in modernism, have been reintroduced in an almost hegemonic way.Based on a reflection on the evolution of typographic forms, and their value as visual communication tools, this dissertation focus on creating a better appreciation of letters. Through the convergence of art and technology, the practical project of this dissertation results in the creation of a font — Xtoria Variable Font. This variable font illustrates typography’s illustrious history and explore its communicative ability.Firstly, an investigation is made on (3.1.) the history of typography and (3.2.) type design. In this context, the main typographic classifications are explored, with a focus on Robert Bringhurst's classification. Moreover, we briefly analyse the anatomy and terminology of typography and (3.3.) variable fonts. Lastly, we focus on (3.4.) some relevant projects developed within the scope of the area in question. Furthermore, the practical project development in this dissertation is documented (4.).
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102192
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
SofiaPasseira_2016208214.pdf28.62 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

298
Visto em 16/jul/2024

Downloads

172
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons