Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102192
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
dc.contributor.authorPasseira, Sofia Torres Gonçalves Fiteiro-
dc.date.accessioned2022-09-26T22:02:17Z-
dc.date.available2022-09-26T22:02:17Z-
dc.date.issued2022-09-07-
dc.date.submitted2022-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102192-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAtualmente, assistimos ao emergir de um novo paradigma que resulta, inelutavelmente, do impacto das transformações tecnológicas sobre a forma como o design tipográfico é produzido. Desde os primeiros dias da criação da imprensa, por Gutenberg, no século XV, até à introdução e proliferação atual de novas tecnologias, a forma como criamos, projetamos e interagimos com a tipografia encontra-se em constante evolução.De facto, existem cada vez menos limitações no processo criativo. No entanto, a capacidade comunicativa da tipografia é pouco valorizada, quando se procura sobretudo a universalidade, a neutralidade e a invisibilidade. Estes conceitos, sustentados e programáticos no modernismo, têm sido revisitados de forma quase hegemónica no contexto do design em meios digitais.Através da reflexão sobre a evolução das formas tipográficas e do seu valor enquanto ferramentas de comunicação visual, a presente dissertação incentiva à apreciação da tipografia como uma arte. O projeto prático desta dissertação resulta na criação de uma fonte — Xtoria Variable Font. Baseada na convergência entre arte e tecnologia, esta fonte explora a sua capacidade comunicativa e ilustra a história da tipografia.Numa primeira fase, é concretizada uma investigação sobre (3.1.) a história e evolução da tipografia e (3.2.) o desenho de tipos. Neste contexto, são exploradas as diversas classificações tipográficas, com foco na classificação de Robert Bringhurst e ainda uma breve análise da anatomia e terminologia da tipografia. É igualmente estudado (3.3.) o campo das fontes variáveis, assim como também é realizada (3.4.) uma análise de alguns projetos desenvolvidos no âmbito da área em questão. Por fim, procede-se à (4.) documentação do desenvolvimento do projeto prático.por
dc.description.abstractWe are currently witnessing the emergence of a new paradigm as a result of the influence of technological changes on the creation of typographic design. The way we create, design, and interact with typography has been constantly evolving from the early days of Gutenberg's printing press in the 15th century to the introduction and proliferation of new technologies. In fact, the creative process has become increasingly unrestricted. When seeking universality, neutrality, and invisibility above all else, typography's communicative ability is undervalued. In the context of designing in digital media, these concepts, which are sustained and systematic in modernism, have been reintroduced in an almost hegemonic way.Based on a reflection on the evolution of typographic forms, and their value as visual communication tools, this dissertation focus on creating a better appreciation of letters. Through the convergence of art and technology, the practical project of this dissertation results in the creation of a font — Xtoria Variable Font. This variable font illustrates typography’s illustrious history and explore its communicative ability.Firstly, an investigation is made on (3.1.) the history of typography and (3.2.) type design. In this context, the main typographic classifications are explored, with a focus on Robert Bringhurst's classification. Moreover, we briefly analyse the anatomy and terminology of typography and (3.3.) variable fonts. Lastly, we focus on (3.4.) some relevant projects developed within the scope of the area in question. Furthermore, the practical project development in this dissertation is documented (4.).eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectDesign de Tipospor
dc.subjectTipografiapor
dc.subjectFonte Variávelpor
dc.subjectDesign Gráficopor
dc.subjectType Designeng
dc.subjectTypographyeng
dc.subjectVariable Fonteng
dc.subjectGraphic Designeng
dc.titleTypography: from reading to seeing.eng
dc.title.alternativeTipografia: do ler ao ver.por
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI-FCTUC-
degois.publication.titleTypography: from reading to seeing.eng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203062680-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPasseira, Sofia Torres Gonçalves Fiteiro::0000-0002-0993-2272-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMendes, António José Nunes-
uc.degree.elementojuriAlves, Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo-
uc.degree.elementojuriBicker, João Manuel Frade Belo-
uc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
SofiaPasseira_2016208214.pdf28.62 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

298
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

172
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons