Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102169
Title: Sala-Z: Sistema de bilhética com NFTs e gestão de pagamentos
Other Titles: Sala-Z: Sistema de bilhética com NFTs e gestão de pagamentos
Authors: Ribeiro, Francisco Pires Moreira
Orientador: Nunes, Manuel António Cunha
Simões, Paulo Alexandre Ferreira
Keywords: Sistema de bilhética; Web application; Blockchain; Non Fungible Tokens; AWS; Blockchain; Non Fungible Tokens; Web application
Issue Date: 12-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Sala-Z: Sistema de bilhética com NFTs e gestão de pagamentos
Place of publication or event: Grama, Lda.
Abstract: A empresa Grama apostou na Sala-Z, uma plataforma que liga os artistas e gestores de salas de espetáculos de modo a que estes tenham um espaço onde facilmente haja comunicação e se facilite todo o processo complexo de realizar um evento. O objetivo deste estágio é integrar nesta dita plataforma um elemento essencial do processo: o espectador do evento. Para este efeito, o aluno ficou encarregue de desenvolver um sistema de bilhética para a plataforma suportar venda de bilhetes para os eventos. Para que a plataforma aproveite o avanço da tecnologia desta área, este sistema suportará bilhetes em NFTs de modo a garantir autenticidade e transparência, destacando-se assim dos seus competidores. Blockchain é uma tecnologia recente e promissora no ambiente tecnológico atual e os objetivos para esta nova plataforma passam por tirar partido das vantagens que esta oferece. Ao utilizar NFTs como bilhetes num sistema de bilhética, o utilizador consegue obter a transparência e segurança que as plataformas de bilhética tradicionais simplesmente não conseguem oferecer, tornando assim todo o processo de compra de bilhetes mais robusto. Para o lado do vendedor, problemas como controlo de mercado secundário também é resolvido de uma maneira simples e eficaz.Neste relatório é exposto todo o processo de estudo prévio das tecnologias envolvidas, análise de requisitos, conceção da arquitetura, desenvolvimento do sistema de bilhética da plataforma Sala-Z e validação do mesmo de acordo com as boas práticas de Engenharia de Software.
A empresa Grama apostou na Sala-Z, uma plataforma que liga os artistas e gestores de salas de espetáculos de modo a que estes tenham um espaço onde facilmente haja comunicação e se facilite todo o processo complexo de realizar um evento. O objetivo deste estágio é integrar nesta dita plataforma um elemento essencial do processo: o espectador do evento. Para este efeito, o aluno ficou encarregue de desenvolver um sistema de bilhética para a plataforma suportar venda de bilhetes para os eventos. Para que a plataforma aproveite o avanço da tecnologia desta área, este sistema suportará bilhetes em NFTs de modo a garantir autenticidade e transparência, destacando-se assim dos seus competidores. Blockchain é uma tecnologia recente e promissora no ambiente tecnológico atual e os objetivos para esta nova plataforma passam por tirar partido das vantagens que esta oferece. Ao utilizar NFTs como bilhetes num sistema de bilhética, o utilizador consegue obter a transparência e segurança que as plataformas de bilhética tradicionais simplesmente não conseguem oferecer, tornando assim todo o processo de compra de bilhetes mais robusto. Para o lado do vendedor, problemas como controlo de mercado secundário também é resolvido de uma maneira simples e eficaz.Neste relatório é exposto todo o processo de estudo prévio das tecnologias envolvidas, análise de requisitos, conceção da arquitetura, desenvolvimento do sistema de bilhética da plataforma Sala-Z e validação do mesmo de acordo com as boas práticas de Engenharia de Software.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102169
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
a_tese_final.pdf4.57 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

76
checked on Feb 28, 2024

Download(s)

123
checked on Feb 28, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons