Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102163
Título: Computational design of letter: From modules to body through texture
Outros títulos: Desenho Computacional de Letras: Do Módulo ao Corpo através da Textura
Autor: Oliveira, Joana Maria da Cunha
Orientador: Bicker, João Manuel Frade Belo
Martins, Tiago Filipe dos Santos
Palavras-chave: Design Computacional; Multimodalidade; Textura; Desenho de Tipos; Computational Design; Multimodality; Texture; Type Design
Data: 8-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Computational design of letter: From modules to body through texture
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: A tipografia, e especificamente o alfabeto romano, está profundamente enraizada na sociedade ocidental. Além de ser uma forma de visualizar a linguagem, o seu formato visual está tão consolidado no nosso subconsciente que aparece nas coisas mais mundanas.Os avanços tecnológicos no mundo do design fizeram da tipografia um alvo de exploração. As regras anatómicas foram quebradas e a tipografia imergiu num mundo onde a comunicação direta não era mais tida como prioritária. As letras evoluíram como um elemento visual próprio. Em acréscimo, o desenvolvimento de tipos tornou-se mais acessível, levando à sua proliferação.Neste contexto, esta dissertação visa utilizar os novos avanços tecnológicos para criar um sistema computacional capaz de criar letras. Além de explorar as suas características anatómicas, também pretendemos explorar a sua relação com outros meios, como as imagens. Assim, o projeto prático desta dissertação foca-se no desenvolvimento de um sistema web-based capaz de gerar letras preenchidas com secções/recortes de imagens. Foram implementadas diferentes formas de texturizar e personalizar as letras, o que permite que o sistema produza diversos resultados visualmente interessantes.Primeiro, começamos com algumas experimentações, uma forma mais rápida de provar e demonstrar algumas ideias iniciais. Esta etapa levou à criação de um esqueleto de letras (letras monolineares e modulares) que mais tarde foram transformadas em uma sintaxe legível computacionalmente. Eventualmente, desenvolvemos um método que lê esta sintaxe e desenha o esqueleto da letra pretendido numa webpage. Em acréscimo, este método também aplica os diferentes recortes de imagem e texturas ao esqueleto.Por fim, apresentamos uma plataforma baseada na web que junta uma interface intuitiva com o método previamente mencionado, permitindo que qualquer utilizador aceda e explore o sistema e os seus parâmetros de customização e apresentamos algumas aplicações das letras, mostrando os diferentes meios que estas podem contaminar e como podem criar relevância e outra camada de informação num contexto de design.
Typography, specifically the Roman Alphabet, is deeply rooted in western society. Apart from being a way to visualise language, its visual form is so embedded in our subconscious that it appears in worldly things. As a designer, we must understand how type can impact the reader and, foremost, how it can convey a message.The technological advances in the realm of design made type a subject for exploration. Anatomic rules were broken, and typography delved into a world where straightforward communication was no longer prioritised. Letterforms evolved as a visual element of their own, and type development became more accessible, leading to its proliferation. In this context, the presented dissertation aims to use the new technological advances to create a computational system capable of creating letterforms. Aside from exploiting their anatomic features, we also aim to explore their relation to other mediums, such as images. Therefore, the practical project of this dissertation focuses on developing a web-based system able to generate letterforms filled and textured with image crops. This system can produce various visually interesting outputs by implementing different ways to texturise and customise the letter.First, we started with some experimentations, a quicker way to prove and demonstrate some initial ideas. This step led to creating a letter skeleton (monolinear and modular letters) which was later transformed into a computationally readable syntax. Eventually, we developed a method that reads the syntax and draws the intended letter skeleton into a web-based platform. Additionally, this method also applies the different image crops and textures to the skeleton.Finally, we present a web-based platform that compounds an intuitive user interface with the aforementioned method, enabling any user to access and explore the system and its customisation parameters. This system also allows the user to apply a particular filling technique and customise a specific module of the skeleton created. Moreover, we present some real-world applications of the letterforms, showcasing the different mediums they can contaminate and how they can create relevance and another layer of information in a design context.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102163
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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