Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102138
Título: Evolução plataforma de monitorização
Outros títulos: Monitoring platform evolution
Autor: Proença, Catarina Mendes
Orientador: Marcelino, Maria José Patrício
Simões, Telmo Rafael Portas Ferreira
Palavras-chave: Sistema Bancário; Telemetria de Software; Software de Manutenção Preventiva; Banking System; Software Telemetry; Preventive Maintenance Software
Data: 12-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Evolução plataforma de monitorização
Local de edição ou do evento: Critical Software, S.A.
Resumo: Atualmente, as instituições bancárias têm sido obrigadas a cumprir um número cada vez maior de requisitos para que possam responder às necessidades dos seus clientes e para que estes se sintam protegidos e seguros nas suas transações financeiras. Tendo isto em consideração, as infraestruturas existentes têm vindo a ser colocadas sobre a pressão de evoluir continuamente com o fim de fornecer mais segurança e confiabilidade aos seus clientes.O presente documento descreve o estágio que ocorreu no seguimento de um projeto que se dedica à gestão de um sistema bancário que integra, numa aplicação central, todas as funcionalidades de uma instituição bancária internacional. Considerando o âmbito descrito, o estagiário esteve a trabalhar numa plataforma já existente, denominada Kamino. Esta é uma plataforma de monitorização preventiva desenvolvida no contexto do projeto que permite monitorizar as principais tarefas realizadas nas diferentes partes de um banco, recolhendo métricas relacionadas com os processos realizados internamente. Dentro destas, destacam-se essencialmente dois grandes grupos: métricas gerais de infraestrutura e métricas especificas de negócio. As métricas gerais de infraestrutura, comuns a qualquer outro software, referem-se a valores de CPU, RAM ou, por exemplo, a métricas relacionadas com a base de dados. Já as métricas custom do negócio são por exemplo referentes ao número de SMSs enviados, à distribuição de pedidos da agência bancária ou à duração dos pedidos efetuados ao servidor. A análise destes tipos de métricas permite detetar a operacionalidade do sistema e garantir que este se encontra a funcionar com qualidade. Assim sendo, esta plataforma apoia a equipa de suporte do projeto, assegurando uma maior qualidade no serviço prestado, uma vez que torna mais ágil o diagnóstico e a consequente resolução de potenciais problemas. Como tal, e uma vez que a versão existente não oferecia resposta às necessidades dos stakeholders, o contributo do estagiário contemplou a evolução dessa plataforma para uma solução mais atual e adaptada às condicionantes existentes. Com esse fim, foi necessário proceder à reestruturação do modelo de propagação de métricas e à otimização do processo com vista à redução da latência na obtenção e da visualização das mesmas. Foi ainda necessário rever toda a alarmística existente e otimizá-la de forma a que não possua uma verbosidade excessiva e não perturbasse nem desfocasse a atenção dos utilizadores da plataforma.
Currently, banking institutions have been required to comply with an increasing number of requirements, so they can respond to its customers needs, namely protection and safety on their financial transactions. Taking this into account, the existing infrastructures have been put under pressure to evolve continuously in order to provide more security and reliability to its customers.This document describes the internship that took place following a project dedicated to the management of a banking system that integrates, in a central application, all the functionalities of an international banking institution. Considering the scope described, the intern worked on the already existing platform called Kamino. This is a preventive monitoring platform developed in the context of the project that allows monitoring the main tasks carried out in the different parts of a bank, collecting metrics related to the processes carried out internally. Within these, two main groups stand out: general infrastructure metrics and business-specific metrics. General infrastructure metrics, common to any other software, refer to values of CPU, RAM or, for example, metrics related to the database. The custom metrics of the business are, for example, referring to the number of SMSs sent, the distribution of requests by banking agency or the duration of requests made to the server. The analysis of these types of metrics makes it possible to detect the system's availability and ensure that it is working with quality. Therefore, this platform supports the project's support team, ensuring a higher quality of the service provided, as it makes the diagnosis and consequent resolution of potential problems more agile.Since the existing version did not respond to the stakeholders needs, the intern's contribution contemplated the evolution of this platform to a more up-to-date solution, adapted to existing constraints.To reach this end, it was needed to restructure the metrics propagation model and optimize the process that reduced latency on getting and viewing those values. It has still been necessary to review and optimize the existing alarm dashboard so it would not have an excessive verbosity and it would not disturb or distract the attention of the platform users.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102138
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatorio_de_Estagio_Catarina_Proenca.pdf2.03 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons