Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101794
Title: O espaço público para a criança no capitalismo tardio: A socialização da rua como estratégia de desenvolvimento infantil
Other Titles: The public space for the child in late capitalism: Street socialization as a child development strategy
Authors: Pacheco, Ana Carina Gonçalves
Orientador: Coelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço
Keywords: Pedagogia; Espaço público; Desenho urbano; Capitalismo; Socialização; Pedagogy; Public space; Urban design; Capitalism; Socialization
Issue Date: 20-Jul-2022
Serial title, monograph or event: O espaço público para a criança no capitalismo tardio: A socialização da rua como estratégia de desenvolvimento infantil
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: A presente dissertação procura compreender a relação entre desenvolvimento infantil e o modo de pensar (ideologia) e projetar (modo de produção) o espaço público, sendo o foco do trabalho a análise desta dialética na contemporaneidade. Uma vez que a estratégia do desenho urbano pedagógico assenta no reconhecimento integral da infância, rejeita-se a sua exclusividade na metrópole, incluindo, portanto, uma crítica constante ao modo de produção capitalista. Pretendendo-se resgatar o espaço público, como universo simultaneamente formal e informal de aprendizagem, analisam-se recursos arquitetónicos que materializam as premissas da pedagogia científica. Destaca-se um conjunto de pedagogos que estabelecem uma compreensão ampla do processo cognitivo durante a infância, assumindo o potencial indutivo e sugestivo da arquitetura, por outras palavras, assumindo o seu papel social. Ao refletir sobre lugares e circunstâncias, ao longo da história, nos quais é evidente a influência, ou mesmo determinismo, do desenho urbano no uso do espaço público pela criança, desenvolve-se uma apreciação pedagógica que acompanha todo o trabalho. Aponta-se, ainda, a articulação dos espaços como fator decisivo na sua perceção, destacando a importância do movimento autónomo e da relação com o meio no desenvolvimento infantil.Finalmente, utiliza-se o conhecimento adquirido para analisar uma urbe específica: a cidade de Coimbra. Aqui o processo de trabalho transpõe-se da teoria à prática arquitetónica, através de sugestões de desenho e intervenções que assumem a contextualização do projeto para a atualidade e especificidade urbana.
The present dissertation seeks to understand the relationship between child development and the thinking (ideology) and designing (mode of production) the public space, being the work’s focus the analysis of this dialectic in contemporary times. Since the pedagogical urban design strategy is based on the recognition of childhood as a whole, its exclusivity in the metropolis is rejected, including, therefore, a constant criticism to the capitalist mode of production.Intending to rescue the public space, as a simultaneously formal and informal universe of learning, architectural resources that materialize the premises of scientific pedagogy are analyzed. A group of pedagogues who establish a broad understanding of the cognitive process during childhood is highlighted, assuming the inductive and suggestive potential of architecture, in other words, assuming its social role.By reflecting on places and circumstances, throughout history, in which the influence, or even determinism, of urban design on the use of public space by children is evident, a pedagogical appreciation is developed during all the work. The articulation of architectural design is pointed out as a decisive factor in the perception of space, highlighting the importance of autonomous movement and the relationship with the environment in child development.Finally, the acquired knowledge is used to analyze a specific city: the city of Coimbra. Here the work process is transposed from theory to architectural practice, through design suggestions and interventions that assume the contextualization of the project for the present and urban specificity.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/101794
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ana Carina Pacheco.pdf34.26 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

119
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

145
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons