Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101794
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dc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
dc.contributor.authorPacheco, Ana Carina Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-09-13T22:01:13Z-
dc.date.available2022-09-13T22:01:13Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.date.submitted2022-09-13-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101794-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA presente dissertação procura compreender a relação entre desenvolvimento infantil e o modo de pensar (ideologia) e projetar (modo de produção) o espaço público, sendo o foco do trabalho a análise desta dialética na contemporaneidade. Uma vez que a estratégia do desenho urbano pedagógico assenta no reconhecimento integral da infância, rejeita-se a sua exclusividade na metrópole, incluindo, portanto, uma crítica constante ao modo de produção capitalista. Pretendendo-se resgatar o espaço público, como universo simultaneamente formal e informal de aprendizagem, analisam-se recursos arquitetónicos que materializam as premissas da pedagogia científica. Destaca-se um conjunto de pedagogos que estabelecem uma compreensão ampla do processo cognitivo durante a infância, assumindo o potencial indutivo e sugestivo da arquitetura, por outras palavras, assumindo o seu papel social. Ao refletir sobre lugares e circunstâncias, ao longo da história, nos quais é evidente a influência, ou mesmo determinismo, do desenho urbano no uso do espaço público pela criança, desenvolve-se uma apreciação pedagógica que acompanha todo o trabalho. Aponta-se, ainda, a articulação dos espaços como fator decisivo na sua perceção, destacando a importância do movimento autónomo e da relação com o meio no desenvolvimento infantil.Finalmente, utiliza-se o conhecimento adquirido para analisar uma urbe específica: a cidade de Coimbra. Aqui o processo de trabalho transpõe-se da teoria à prática arquitetónica, através de sugestões de desenho e intervenções que assumem a contextualização do projeto para a atualidade e especificidade urbana.por
dc.description.abstractThe present dissertation seeks to understand the relationship between child development and the thinking (ideology) and designing (mode of production) the public space, being the work’s focus the analysis of this dialectic in contemporary times. Since the pedagogical urban design strategy is based on the recognition of childhood as a whole, its exclusivity in the metropolis is rejected, including, therefore, a constant criticism to the capitalist mode of production.Intending to rescue the public space, as a simultaneously formal and informal universe of learning, architectural resources that materialize the premises of scientific pedagogy are analyzed. A group of pedagogues who establish a broad understanding of the cognitive process during childhood is highlighted, assuming the inductive and suggestive potential of architecture, in other words, assuming its social role.By reflecting on places and circumstances, throughout history, in which the influence, or even determinism, of urban design on the use of public space by children is evident, a pedagogical appreciation is developed during all the work. The articulation of architectural design is pointed out as a decisive factor in the perception of space, highlighting the importance of autonomous movement and the relationship with the environment in child development.Finally, the acquired knowledge is used to analyze a specific city: the city of Coimbra. Here the work process is transposed from theory to architectural practice, through design suggestions and interventions that assume the contextualization of the project for the present and urban specificity.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectEspaço públicopor
dc.subjectDesenho urbanopor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectPublic spaceeng
dc.subjectUrban designeng
dc.subjectCapitalismeng
dc.subjectSocializationeng
dc.titleO espaço público para a criança no capitalismo tardio: A socialização da rua como estratégia de desenvolvimento infantilpor
dc.title.alternativeThe public space for the child in late capitalism: Street socialization as a child development strategyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleO espaço público para a criança no capitalismo tardio: A socialização da rua como estratégia de desenvolvimento infantilpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203059310-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPacheco, Ana Carina Gonçalves::0000-0002-6424-6830-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, Joaquim Carlos Pinto de-
uc.degree.elementojuriCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
uc.degree.elementojuriMoniz, Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto-
uc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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