Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101511
Título: O ensino do reúso de edifícios modernos e o projeto participado
Autor: Moniz, Gonçalo Canto 
Data: 2019
Editora: DGPC, INCM
Título da revista, periódico, livro ou evento: RP - Revista Património
Número: 6
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: Na transição para o século xxi, as instituições ligadas ao património começam progressivamente a preocupar-se com o vasto conjunto edificado ao longo do século xx e com o seu significado no quadro das políticas patrimoniais, o que obriga a uma mudança de paradigma, quer na prática profissional quer na formação dos técnicos. Já não se trata do problema da conservação de obras excecionais do passado mas sim do reúso de um grande número de edifícios existentes, tanto para acolher a mesma função como para adaptar a funções distintas. Assim, quer nos espaços de debate, como o DOCOMOMO ou o ICOMOS, quer nas escolas de Arquitetura, desenvolvem-se investigações, diálogos e atividades com o objetivo de caracterizar este conjunto construído e de promover o ensino e a aprendizagem da transformação destes edifícios ou conjuntos urbanos. Considerando que grande parte destes edifícios ainda está habitada e a funcionar, torna-se fundamental integrar os atores sociais, através de estratégias de projeto mais colaborativas e inclusivas. Este artigo discute esta abordagem e apresenta um caso de estudo desenvolvido no âmbito do projeto europeu Reuse of Modernist Buildings.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101511
ISSN: 2182-9330
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O ensino do reuso.pdf4.84 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

56
Visto em 24/abr/2024

Downloads

32
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.