Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101511
Title: O ensino do reúso de edifícios modernos e o projeto participado
Authors: Moniz, Gonçalo Canto 
Issue Date: 2019
Publisher: DGPC, INCM
Serial title, monograph or event: RP - Revista Património
Issue: 6
Place of publication or event: Lisboa
Abstract: Na transição para o século xxi, as instituições ligadas ao património começam progressivamente a preocupar-se com o vasto conjunto edificado ao longo do século xx e com o seu significado no quadro das políticas patrimoniais, o que obriga a uma mudança de paradigma, quer na prática profissional quer na formação dos técnicos. Já não se trata do problema da conservação de obras excecionais do passado mas sim do reúso de um grande número de edifícios existentes, tanto para acolher a mesma função como para adaptar a funções distintas. Assim, quer nos espaços de debate, como o DOCOMOMO ou o ICOMOS, quer nas escolas de Arquitetura, desenvolvem-se investigações, diálogos e atividades com o objetivo de caracterizar este conjunto construído e de promover o ensino e a aprendizagem da transformação destes edifícios ou conjuntos urbanos. Considerando que grande parte destes edifícios ainda está habitada e a funcionar, torna-se fundamental integrar os atores sociais, através de estratégias de projeto mais colaborativas e inclusivas. Este artigo discute esta abordagem e apresenta um caso de estudo desenvolvido no âmbito do projeto europeu Reuse of Modernist Buildings.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101511
ISSN: 2182-9330
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
O ensino do reuso.pdf4.84 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

56
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

32
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.