Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101452
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA, COM AS TURMAS DO 12.ºPA (ENSINO PROFISSIONAL) E 7.ºC NO, ANO LETIVO DE 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
Other Titles: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN THE GROUP OF SCHOOLS OF TABUA, WITH THE CLASS OF THE 12th PA (PROFESSIONAL EDUCATION) AND 7th CLASSES, IN THE 2021/2022 ACCREDITATION YEAR: The Impact of Pedagogical Differentiation on Students' Basic Psychological Needs
Authors: Costa, Gonçalo Abreu da
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Diferenciação Pedagógica; Necessidades Psicológicas Básicas; Pedagogical Internship; Pedagogical Intervention; Pedagogical Differentiation; Basic Psychological Needs.
Issue Date: 13-Jul-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA, COM AS TURMAS DO 12.ºPA (ENSINO PROFISSIONAL) E 7.ºC NO, ANO LETIVO DE 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico insere-se no plano de estudos do segundo ano do Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Este estágio foi concretizado no Agrupamento de Escolas de Tábua, mais propriamente na Escola Secundária de Tábua com intervenção na turma do 12ºPA do Curso Profissional Técnico de Desporto e na turma do 7ºC do ensino regular. O mesmo teve início no dia 1 de setembro de 2021 e término no dia 31 de maio de 2022. O presente Relatório remete para uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do no letivo, nomeadamente nas atividades no âmbito da intervenção pedagógica, nas diferentes turmas referidas no parágrafo anterior.Este documento encontra-se dividido em 3 áreas: I – Contextualização da prática; II – Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica e III – Aprofundamento do tema-problema.Relativamente ao aprofundamento do tema-problema, este foi realizado ao longo do 3º período na turma do 7ºC, relacionado com a temática da diferenciação pedagógica e do trabalho por grupos de nível, através da aplicação, em dois momentos, de um questionário sobre Necessidades Psicológicas Básicas. A amostra foi composta por 16 alunos, sendo 7 do género feminino e 9 do género masculino. A aplicação de grupos heterogéneos em grande parte do nosso estudo, seguindo o Plano Nacional de Educação Física, trouxe efeitos negativos na relação e autonomia. Por outro lado, foi evidente que a competência melhorou.Esta experiência deu-me a possibilidade de adquirir conhecimentos e competências, o que se tornou uma mais valia para o meu futuro enquanto Professor de Educação Física e profissional na área do Desporto.
The Pedagogical Internship is part of the study plan for the second year of the Master of Teaching in Physical Education in Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, at the University of Coimbra. This internship was carried out at the Agrupamento de Escolas de Tábua, more specifically at Escola Secundária de Tábua, with intervention in the 12th grade class of the Technical Professional Sports Course and in the 7th class of regular education. It started on September 1, 2021 and ended on May 31, 2022.This report refers to a reflective analysis of all the work developed throughout the school year, namely in activities within the scope of pedagogical intervention, in the different classes mentioned in the previous paragraph.This document is divided into 3 areas: I – Contextualization of the practice; II – Reflective Analysis on Pedagogical Practice and III – Deepening of the problem theme.Regarding the deepening of the theme-problem, this was carried out during the 3rd period in the 7th class, related to the theme of pedagogical differentiation and work by level groups, through the application, in two moments, of a questionnaire on Basic Psychological Needs. The sample consisted of 16 students, 7 female and 9 male. The application of heterogeneous groups in most of our study, following the National Physical Education Plan, had negative effects on relationships and autonomy. On the other hand, it was evident that competence has improved.This experience gave me the opportunity to acquire knowledge and skills, which became an asset for my future as a Physical Education Teacher and as a professional in the field of Sports.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101452
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio V. Final - Gonçalo Costa.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons