Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/101441
Título: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO” | Outros títulos: | EPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP, DEVELOPED IN BASIC SCHOOL OF VILARINHO DO BAIRRO, WITH CLASS A OF 9TH GRADE, IN THE YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022 "COMPARISON OF AEROBIC FITNESS BY GENDER, PRACTICING AND NOT PRACTICING FEDERATED SPORT, IN 8TH AND 9TH GRADE STUDENTS". | Autor: | Rola, Diogo Daniel Torres | Orientador: | Massart, Alain Guy Marie | Palavras-chave: | Estágio Pedagógico; Prática Pedagógica; Educação Física; Reflexão; Pedagogical Internship; Physical Education | Data: | 6-Jul-2022 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO” | Local de edição ou do evento: | ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO | Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio Pedagógico é o resultado de uma reflexão e análise crítica sobre a nossa prática pedagógica, no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico (EP) realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro (EBVB), em Anadia, no ano letivo de 2021/2022, junto da turma A do 9ºano de escolaridade, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra(FCDEF-UC).Este relatório baseia-se nas aprendizagens adquiridas ao longo do Estágio Pedagógico e está estruturado em três capítulos distintos.O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e administração escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “Comparação da Aptidão Aeróbia por género, praticantes e não praticantes de desporto federado, em alunos do 8º e 9º ano”. A escolha deste estudo prendeu se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber qual o impacto das nossas aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos. This Final Report of Pedagogical Internship is the result of a critical reflection and analysis of our pedagogical practice, within the scope of the Pedagogical Internship Curricular Unit carried out at Escola Básica de Vilarinho do Bairro, in Anadia, in the school year 2021/2022, with class A of the 9th grade, as part of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education by the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.This report is based on the learning acquired during the Pedagogical Training Course and is structured in three distinct chapters.The first chapter refers to the contextualization of the practice developed, where a personal framework is made, the initial expectations are exposed and the characterization of the context is presented. The second chapter is devoted to the reflective analysis of pedagogical practice, which includes planning, implementation, evaluation procedures, organization and school administration, projects and partnerships, dilemma issues and ethical-professional attitude. The third and last chapter portrays the deepening of a contextualized theme/problem, entitled "Comparison of Aerobic Fitness by gender, practicing and not practicing federated sports, in 8th and 9th grade students". The choice of this study was due to the fact that we are in a pandemic period, which has further damaged the sporting habits of young people and, in this sense, we wanted to understand the impact of our Physical Education classes on students' aerobic fitness. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/101441 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio.pdf | 2.99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
84
Visto em 17/jul/2024
Downloads
204
Visto em 17/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons