Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101434
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL JOSÉ ESTÊVÃO, TOGETHER WITH CLASS F OF THE 11th YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022 - "THE PERCEPTION OF STUDENTS, TEACHER AND STUDENT TEACHER, RELATED TO PEDAGOGICAL INTERVENTION IN PHYSICAL EDUCATION CLASS"
Authors: Santos, Gonçalo Alexandre Lopes
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Análise Reflexiva; Perceção; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Practice; Reflective Analysis; Perception
Issue Date: 6-Jul-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
Place of publication or event: Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra
Abstract: O presente documento, denominado Relatório de Estágio, sobre a Prática Pedagógica Supervisionada, realizado na Escola Secundária José Estêvão, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico no ano letivo de 2021/2022, inserido no plano curricular do 2º ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Neste documento, poderemos observar a existência de três capítulos nos quais descrevemos e refletimos sobre os temas inerentemente ligados ao estágio pedagógico. O primeiro capítulo está relacionado com a contextualização da prática desenvolvida, contemplando as expetativas iniciais e a caracterização do contexto escolar. O segundo capítulo está associado à análise reflexiva daquela que foi a prática pedagógica, apresentando as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas nas várias áreas que integram o estágio pedagógico, assim como as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas desenvolvidas e a atitude ético-profissional. No terceiro e último capítulo, desenvolve-se o Tema-Problema, designado “A perceção dos alunos, professor orientador e estagiário, relativa à intervenção pedagógica na aula de Educação Física”. Com o desenvolvimento deste estudo, pretende-se analisar e refletir sobre as perceções do professor estagiário, dos alunos e professor orientador, sobre a intervenção pedagógica do professor estagiário, identificando as suas convergências e divergências. Como principais conclusões percebemos que a análise reflexiva, a implementação de estratégias e o aumento de experiência são fatores influentes na evolução do professor estagiário de forma transversal, devido ao aumento positivo das perceções de todos os inquiridos nas dimensões de instrução, planeamento e organização, relação pedagógica e avaliação, de um primeiro momento para outro.
This document, called Internship Report on Supervised Pedagogical Practice, carried out at Escola Secundária José Estêvão, was developed within the curriculum unit of Pedagogical Internship in the school year 2021/2022, included in the curricular plan of the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.In this document, we can observe the existence of three chapters in which we describe and reflect on the themes inherently linked to the pedagogical internship. The first chapter is related to the contextualization of the practice developed, including the initial expectations and the characterization of the school context. The second chapter is associated with the reflective analysis of the pedagogical practice, presenting the difficulties experienced and the strategies used in the various areas that integrate the pedagogical internship, as well as the teaching-learning activities, the school organisation and management, the projects and educational partnerships developed and the ethical-professional attitude. The third and last chapter develops the Theme-Problem, called "The perception of the students, the supervising teacher and the trainee, concerning the pedagogical intervention in the lesson of Physical Education". This study aims to analyse and reflect on the perceptions of the trainee teacher, the students and the supervising teacher about the pedagogical intervention of the trainee teacher, identifying their convergences and divergences. As main conclusions we noticed that reflexive analysis, implementation of strategies and increased experience are influential factors in the evolution of the trainee teacher in a transversal way, due to the positive increase in the perceptions of all respondents in the dimensions of instruction, planning and organization, pedagogical relationship and evaluation, from one moment to another.KEY WORDS: Pedagogical Internship, Physical Education, Pedagogical Practice, Reflective Analysis, Perception.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101434
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE_Gonçalo_Santos_2020203907.pdf5.05 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

66
checked on May 29, 2024

Download(s)

105
checked on May 29, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons