Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99980
Título: Optimização do consumo específico de combustível ao freio de um motor de combustão interna para participar nas edições 2013 da Shell Eco--marathon
Autor: Marques, Henrique Gaspar Silva
Orientador: Carvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira
Palavras-chave: Motor de combustão interna; Shell Eco-marathon; Consumo específico de combustível ao freio; Dimensionamento; Análise estrutural por elementos finitos; Elevado rendimento energético; Internal combustion engine; Shell Eco-marathon; Brake specific fuel consumption; Mechanical design; Structural finite element analysis; High energy efficiency
Data: Jul-2013
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O objectivo deste trabalho é minimizar o consumo específico de combustível ao freio do motor de combustão interna que propulsiona o Eco Veículo nas provas Shell Eco-marathon. Através de simulação numérica foi optimizado o consumo específico de combustível ao freio do motor e através de análise estrutural por elementos finitos foram projectados os novos componentes do motor. Foram dimensionadas as árvores de cames e as molas de válvulas, deduzidas as expressões que permitem determinar a folga no conjunto cilindro-camisa, foi projectado o cilindro, a camisa e a cabeça do motor, foram utilizados O-ring em todas a vedações do motor incluindo a câmara de combustão, entre outros.
The main objective of the work presented is to reduce the brake specific fuel consumption of the engine that propels the Eco Veículo in Shell Eco-marathon competition. Through numerical simulation the brake specific fuel consumption of the engine was optimized and through finite element analysis the new engine components were designed. Camshafts and valve springs were designed, the mathematical equations that allow to calculate the clearance between the engine cylinder and cylinder sleeve were deducted, the engine cylinder, the engine cylinder sleeve and the engine cylinder head were designed. O-rings were used in all engine sealings including the combustion chamber, among others.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, especialidade de Energia e Ambiente, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99980
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação de Mestrado - Henrique Marques.pdf3.53 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.