Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99959
Title: Práticas lectivas no ensino e aprendizagem da Reprodução e das rochas sedimentares no 11º Ano de escolaridade
Authors: Ferreira, Sofia Manuela dos Santos
Orientador: Gomes, Celeste
Abrantes, Isabel
Keywords: ensino da Biologia e da Geologia; ensino e aprendizagem; perspectivas de ensino; práticas lectivas; teaching Biology and Geology; education and teaching; teaching perspectives; teaching practices
Issue Date: Sep-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este estudo foi desenvolvido para avaliar se as estratégias utilizadas contribuíram para o ensino e aprendizagem da reprodução e das rochas sedimentares da disciplina de Biologia e Geologia, no 11º ano de escolaridade. Após ter realizado um enquadramento teórico sobre as perspectivas de ensino e aprendizagem das Ciências e sobre os temas reprodução e rochas sedimentares, foram construídos e implementados recursos didácticos (PowerPoint, esquemas no quadro negro, atividades práticas, fichas informativas, fichas de trabalho) e instrumentos (fichas de avaliação diagnóstica, fichas de avaliação de conhecimentos, testes intermédios, questionário para a caracterização dos participantes, questionário para a avaliação das aulas, ficha de reflexão e avaliação de cada aula). O trabalho foi realizado com 13 alunos, do curso de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário, numa escola de Coimbra. A análise dos resultados obtidos a partir da aplicação dos instrumentos, a realização de actividades práticas e da avaliação das práticas lectivas, por parte dos alunos e do professor, permitiram concluir que: 1) os alunos revelaram ter um maior conhecimento de conceitos relativos à Geologia; 2) a maioria dos alunos apresentou um nível satisfatório nas respostas fechadas, tendo-se verificado uma melhoria na expressão escrita e estruturação das respostas às questões abertas; 3) apesar da maioria das estratégias utilizadas ter sido adequada, os conteúdos leccionados foram apenas parcialmente compreendidos, tendo os alunos realizado aprendizagens relativas aos temas selecionados; 4) o professor deve usar estratégias diversificadas para desenvolver as competências essenciais dos alunos nos domínios conceptual e procedimental. Em suma, as estratégias utilizadas contribuíram para a melhoria do ensino e das aprendizagens dos alunos.
This study was designed to assess whether the strategies used contributed to the education of 11th grade’ students about reproduction and sedimentary rocks taught in Biology and Geology. Having performed a theoretical perspective on teaching and learning of science, and in the topics of reproduction and sedimentary rocks, teaching resources were built and applied (PowerPoints, diagrams on the blackboard, practical activities, additional fact sheets, worksheets) and instruments (diagnostic evaluation sheets, evaluation tests, exames, questionnaire to characterize the participants, questionnaire for the assessment of teaching, reflection and evaluation form for each class) were implemented. The study was conducted with thirteen students which were enrolled in the course of Science and Technology in a High School located in Coimbra. The results obtained from the enforcement of the instruments, practical activities and evaluation for each class revealed that: 1) students had a deeper understanding of concepts related to Geology; 2) most students showed a satisfactory level in the closed answers and there was an improvement in the writing and in the structure of the answers to open questions; 3) although most of the strategies used have been adequate, the contents taught were only partially understood; 4) the teacher should use several strategies in order to develop students’ basic skills in the field of concepts and proceeding. In summary, the strategies used contributed to the improvement of teaching and of student’s education.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99959
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório.pdf6.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.