Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99959
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Celeste-
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel-
dc.contributor.authorFerreira, Sofia Manuela dos Santos-
dc.date.accessioned2022-04-26T10:27:20Z-
dc.date.available2022-04-26T10:27:20Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99959-
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido para avaliar se as estratégias utilizadas contribuíram para o ensino e aprendizagem da reprodução e das rochas sedimentares da disciplina de Biologia e Geologia, no 11º ano de escolaridade. Após ter realizado um enquadramento teórico sobre as perspectivas de ensino e aprendizagem das Ciências e sobre os temas reprodução e rochas sedimentares, foram construídos e implementados recursos didácticos (PowerPoint, esquemas no quadro negro, atividades práticas, fichas informativas, fichas de trabalho) e instrumentos (fichas de avaliação diagnóstica, fichas de avaliação de conhecimentos, testes intermédios, questionário para a caracterização dos participantes, questionário para a avaliação das aulas, ficha de reflexão e avaliação de cada aula). O trabalho foi realizado com 13 alunos, do curso de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário, numa escola de Coimbra. A análise dos resultados obtidos a partir da aplicação dos instrumentos, a realização de actividades práticas e da avaliação das práticas lectivas, por parte dos alunos e do professor, permitiram concluir que: 1) os alunos revelaram ter um maior conhecimento de conceitos relativos à Geologia; 2) a maioria dos alunos apresentou um nível satisfatório nas respostas fechadas, tendo-se verificado uma melhoria na expressão escrita e estruturação das respostas às questões abertas; 3) apesar da maioria das estratégias utilizadas ter sido adequada, os conteúdos leccionados foram apenas parcialmente compreendidos, tendo os alunos realizado aprendizagens relativas aos temas selecionados; 4) o professor deve usar estratégias diversificadas para desenvolver as competências essenciais dos alunos nos domínios conceptual e procedimental. Em suma, as estratégias utilizadas contribuíram para a melhoria do ensino e das aprendizagens dos alunos.pt
dc.description.abstractThis study was designed to assess whether the strategies used contributed to the education of 11th grade’ students about reproduction and sedimentary rocks taught in Biology and Geology. Having performed a theoretical perspective on teaching and learning of science, and in the topics of reproduction and sedimentary rocks, teaching resources were built and applied (PowerPoints, diagrams on the blackboard, practical activities, additional fact sheets, worksheets) and instruments (diagnostic evaluation sheets, evaluation tests, exames, questionnaire to characterize the participants, questionnaire for the assessment of teaching, reflection and evaluation form for each class) were implemented. The study was conducted with thirteen students which were enrolled in the course of Science and Technology in a High School located in Coimbra. The results obtained from the enforcement of the instruments, practical activities and evaluation for each class revealed that: 1) students had a deeper understanding of concepts related to Geology; 2) most students showed a satisfactory level in the closed answers and there was an improvement in the writing and in the structure of the answers to open questions; 3) although most of the strategies used have been adequate, the contents taught were only partially understood; 4) the teacher should use several strategies in order to develop students’ basic skills in the field of concepts and proceeding. In summary, the strategies used contributed to the improvement of teaching and of student’s education.pt
dc.description.sponsorshipDissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectensino da Biologia e da Geologiapt
dc.subjectensino e aprendizagempt
dc.subjectperspectivas de ensinopt
dc.subjectpráticas lectivaspt
dc.subjectteaching Biology and Geologypt
dc.subjecteducation and teachingpt
dc.subjectteaching perspectivespt
dc.subjectteaching practicespt
dc.titlePráticas lectivas no ensino e aprendizagem da Reprodução e das rochas sedimentares no 11º Ano de escolaridadept
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2012-09-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório.pdf6.14 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

94
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

256
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.