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https://hdl.handle.net/10316/99907
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, José Domingos Moreira da | - |
dc.contributor.advisor | Costa, Nuno | - |
dc.contributor.author | Castro, Isabel Maria Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-21T10:50:41Z | - |
dc.date.available | 2022-04-21T10:50:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/99907 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | pt |
dc.description.abstract | Este projeto foi desenvolvido na Mahle Componentes de Motores S.A., que utiliza o PVD através do processo de evaporação catódica para revestir os segmentos de motor com nitreto de crómio. No caso particular deste trabalho, a optimização do processo acima mencionado passa pelo estudo do ferramental utilizado para revestir esses segmentos. Os fatores a ter em conta na otimização do ferramental são o aumento da área útil de revestimento, a redução de massa e eliminação da utilização de anéis de refugo nas extremidades. Com a otimização desses fatores espera-se aumentar a produtividade levando mais anéis por ferramental e melhorar a ergonomia dos movimentos para os operadores reduzindo o peso do ferramental. Para se avaliar a possibilidade de aumento de área útil de revestimento foi necessário a realização de testes nas zonas possíveis de serem aumentadas, para isso recorreu-se à perfilometria e a difração de Raio-X para analisar se realmente há possibilidade de se aumentar a área de revestimento. No último capítulo, Proposta de Melhoria, estão apresentadas duas soluções para um novo ferramental visando a redução significativa na massa do mesmo, tendo sempre em atenção o total cumprimento das exigências do ferramental utilizado atualmente. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.title | Otimização do ferramental utilizado no processo de revestimento por PVD em segmentos de motor | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
dc.date.embargo | 2013-07-01 | * |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial | pt |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | CEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-8274-3734 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-1739-5646 | - |
Aparece nas coleções: | FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Isabel_Castro_2008110803_2013_rf.pdf | 3.34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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