Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99907
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, José Domingos Moreira da-
dc.contributor.advisorCosta, Nuno-
dc.contributor.authorCastro, Isabel Maria Monteiro de-
dc.date.accessioned2022-04-21T10:50:41Z-
dc.date.available2022-04-21T10:50:41Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99907-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractEste projeto foi desenvolvido na Mahle Componentes de Motores S.A., que utiliza o PVD através do processo de evaporação catódica para revestir os segmentos de motor com nitreto de crómio. No caso particular deste trabalho, a optimização do processo acima mencionado passa pelo estudo do ferramental utilizado para revestir esses segmentos. Os fatores a ter em conta na otimização do ferramental são o aumento da área útil de revestimento, a redução de massa e eliminação da utilização de anéis de refugo nas extremidades. Com a otimização desses fatores espera-se aumentar a produtividade levando mais anéis por ferramental e melhorar a ergonomia dos movimentos para os operadores reduzindo o peso do ferramental. Para se avaliar a possibilidade de aumento de área útil de revestimento foi necessário a realização de testes nas zonas possíveis de serem aumentadas, para isso recorreu-se à perfilometria e a difração de Raio-X para analisar se realmente há possibilidade de se aumentar a área de revestimento. No último capítulo, Proposta de Melhoria, estão apresentadas duas soluções para um novo ferramental visando a redução significativa na massa do mesmo, tendo sempre em atenção o total cumprimento das exigências do ferramental utilizado atualmente.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.titleOtimização do ferramental utilizado no processo de revestimento por PVD em segmentos de motorpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2013-07-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8274-3734-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1739-5646-
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Isabel_Castro_2008110803_2013_rf.pdf3.34 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

138
Visto em 17/jul/2024

Downloads

96
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.