Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/99822
Título: | Cenários de aprendizagem ubíqua: novos desafios | Autor: | Aresta, Mónica Fernandes, Anabela Ribeiro, Ana Isabel |
Palavras-chave: | COVID-19; Ensino Remoto de Emergência; Cenários de Aprendizagem Ubíqua | Data: | Abr-2022 | Editora: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Desafios curriculares no Século XXI | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Motivada pelas mudanças no contexto de ensino e apren- dizagem resultantes da situação pandémica por COVID-19 e da declaração do estado de emergência em Portugal a 18 de março de 2020, a reflexão que apresentamos tem como objetivo compre- ender os efeitos e desafios dos cenários mediados pela tecnologia digital. Neste sentido, a análise passa por aferir (i) a dimensão da ubiquidade na gestão quer dos espaços privado e profissional quer dos intervalos de tempo; (ii) os resultados de relatórios centrados na transformação do sistema de ensino relativamente à utilização de aplicações digitais e à perceção que os diversos intervenientes têm sobre esta realidade recente: instituições de ensino, professores, alunos e encarregados de educação; e (iii) os aspetos mais visíveis do efeito da passagem do ensino presencial para o virtual. A passagem para o digital, adotada como solução para um período de mudança, poderá assumir-se como uma nova realidade, implicando, por isso, uma adaptação consciente e onde questões de contexto, privacidade e segurança têm necessariamente de ser objeto de reflexão. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99822 | ISBN: | 978-989-26-2241-5 | DOI: | https://doi.org/10.14195/978-989-26-2241-5 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem ubíqua.pdf | 262.18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
362
Visto em 21/mai/2024
Downloads
245
Visto em 21/mai/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.