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Título: O Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (2008-2017): Criação, Implantação e Funcionamento
Autor: Souza, Salim Silva
Orientador: Souza, Josefa Eliana
Palavras-chave: Curso de Biblioteconomia e Documentação. História Cultural. Memória. Universidade Federal de Sergipe.
Data: 2019
Local de edição ou do evento: Universidade Federal de Sergipe
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar a trajetória histórica do Curso de Biblioteconomia e Documentação criado na Universidade Federal de Sergipe, examinando seu processo de criação, implantação e funcionamento no cenário do ensino superior sergipano. Definiu-se como marco temporal inicial 2008, ano que foi apresentado o projeto para a criação do curso e final 2017, ano que se inicia o primeiro curso de mestrado profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento. Esse estudo justifica-se pelo seu caráter pioneiro no que tange a área da história da Biblioteconomia no Estado, e por sua contribuição no estudo da história da educação superior sergipana. Buscou-se explorar o potencial da pesquisa qualitativa, apresentando a metodologia da História Oral como forma de contribuir na construção do pensamento sobre o objeto de estudo, por meio das vivências dos egressos, professores e ex- professores do curso, bem como seus fundadores, extraídas através de entrevistas. Foram reunidos diversos documentos, como atas do Conselho Departamental do curso de Biblioteconomia e Documentação, do Núcleo Docente Estruturante do DCI e do Conselho do Colegiado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, além do Projeto Pedagógico do Curso, Portarias e Ofícios relevantes ao tema proposto encontrados por meio de visitas ao Arquivo Central da UFS, a Secretaria do Departamento de Ciências da Informação, a Biblioteca Central da UFS e a Divisão de Métodos e Técnicas de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFS (DIMET). Para nortear esse estudo buscou-se respaldo na História Cultural, que trabalha os conceitos de Memória e Documento (LE GOFF, 2001; 2003), Representação coletiva (CHARTIER, 1988), Campo Intelectual (BOURDIEU, 1996) e Intelectual engajado (SIRINELLI, 1996). Essa pesquisa também se norteia pela abordagem da Micro-história (LEVI, 1992). Essa pesquisa contribuirá com os estudos sobre História do Ensino Superior em território sergipano, sobretudo a Universidade Federal de Sergipe.
Descrição: Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
URI: https://hdl.handle.net/10316/99707
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros

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