Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/99541
Title: | Entrar na língua alemã pela porta do léxico: recursos para a aprendizagem autónoma de vocabulário | Authors: | Carecho, Judite Soares, Rute |
Keywords: | Aprendizagem da língua estrangeira; Vocabulário; Língua alemã; Listas de vocabulário; Vocabulário básico; Foreign language learning; Vocabulary; German language; Vocabulary lists; Basic vocabulary | Issue Date: | 2019 | Publisher: | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | Serial title, monograph or event: | Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior | Place of publication or event: | Porto | Abstract: | Após breve apresentação do projeto Aprendizagem Autónoma do Alemão através do
Léxico (ALEX), que disponibiliza aos alunos recursos para aprendizagem de vocabulário
de forma flexível e autónoma, incluindo exercícios interativos, são descritos os
resultados da fase-piloto do projeto, que decorreu na FLUC em 2017-18. Reflete-se
sobre aspetos que podem ter contribuído para que a participação dos alunos ficasse
aquém do esperado, sendo um desses aspetos objeto de particular atenção. Trata-se
das listas de palavras que o projeto também disponibiliza e que servem de base às
restantes atividades. Dadas as dificuldades enfrentadas no processo de seleção deste
vocabulário e a necessidade de comparar o resultado com outras listas de vocabulário
básico do alemão, equacionam-se várias opções para a escolha de uma lista a usar
numa comparação sistemática. Feita a escolha, é sumariamente apresentado o
resultado da comparação efetuada e, por fim, elencam-se propostas de alteração
resultantes da reflexão realizada, no sentido de obter melhores resultados em próximas
edições do projeto. Our text starts with a brief presentation of the project Learning German Autonomously with Vocabulary, which provides vocabulary learning resources (including interactive exercises) that students can use in an autonomous and flexible way. During the pilot phase of the project, which took place at FLUC in 2017-18, student participation failed to meet our expectations. Reflections are offered about various factors that could have led to those results, special attention being paid to one aspect: the word lists that are available as a learning resource, but also form the basis of all other learning activities offered. Due to the problems posed by the selection of vocabulary for those lists and the need to compare them with other basic vocabulary lists, several options are considered for a systematic comparison. The result of the comparison with the selected list is then presented and conclusions are drawn regarding possible amendments to the project, so as to achieve better results in student participation and learning. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/99541 | DOI: | https://doi.org/10.21747/9789898969217/paraa5 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CELGA - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carecho_Soares_2019_Aprolinguas.pdf | 635.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
150
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
119
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License