Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99536
Title: Feedback do professor e (re)escrita em PLNM: a perspetiva dos alunos num estudo de caso
Authors: Carecho, Judite 
Fernandes, Anabela 
Soares, Rute 
Keywords: Produção escrita; Português Língua Não Materna; Feedback direto e indireto; Writing; Portuguese as a Foreign Language; Corrective feedback, direct and indirect feedback; Production écrite; Portugais Langue Non Maternelle; Rétroaction corrective directe et indirecte
Issue Date: 9-Jun-2020
Publisher: Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
Serial title, monograph or event: Indagatio Didactica
Volume: 12
Issue: 2
Place of publication or event: Aveiro
Abstract: O estudo de caso que apresentamos tem como objetivo compreender a perceção dos alunos sobre as atividades de escrita e a correção e revisão de texto realizadas em contexto de ensino formal de Português Língua Não Materna (PLNM). Trata-se de dois grupos de alunos adultos, com línguas maternas diversas, que frequentaram no 2.º semestre de 2018/2019 uma disciplina de Comunicação Escrita no nível B1 (QECRL). Os dados em análise são as respostas dos alunos aos questionários finais, incidindo sobre as suas perceções relativamente à utilidade das atividades realizadas ao longo do semestre (nomeadamente as produções escritas, o feedback dos docentes e a revisão dos seus textos) para a aprendizagem, bem como sobre aspetos emocionais associados a esses procedimentos. As atividades de escrita em que se baseia o estudo eram tarefas individuais realizadas em aula e abarcavam essencialmente relatos no passado e interações escritas (emails formais e informais). Após a redação, os alunos recebiam os seus textos em papel com anotações escritas – apenas gráficas ou como palavra/comentário –, sendo-lhes solicitado que os corrigissem ou reescrevessem. De acordo com os resultados dos inquéritos, os alunos consideram as atividades de escrita úteis para a aprendizagem da língua, assim como a correção dos textos pela docente, havendo uma preferência pelo feedback indireto, em que a docente assinala os erros, mas deixa aos alunos a tarefa de os corrigir. As respostas mais díspares dizem respeito aos efeitos emocionais da correção (nervosismo perante erros e procedimentos de correção) e estão aparentemente relacionadas com características individuais dos alunos.
The purpose of this case study is to understand students’ perceptions of the writing activities and of the feedback and text revision processes that occurred in a formal teaching context of Portuguese as Foreign Language. The participants were two groups of adult students with different native languages who attended a writing course (B1-level of CEFR) in the spring semester of 2018/2019. The data under analysis are the results of the questionnaire the students answered at the end of the semester, regarding their perceptions of the writing activities and of the feedback and text revision procedures, as far as their usefulness for language learning and related emotional aspects are concerned. The individual writing activities involved in the study included mainly reports of past events and written interaction (formal and informal emails). After writing their texts, the students received them with teacher feedback (in form of graphic marking and eventually short comments) and were asked to correct/rewrite them. The study analyzes the students’ answers and the results indicate that students find writing activities and teacher feedback useful for language learning and prefer indirect feedback, which provides them hints to correct errors themselves. The most diverse answers are those related to the emotional aspects (nervousness associated with feedback and correction) and the answer variability is apparently due to individual factors.
L’étude de cas que nous présentons ici vise à comprendre la perception des apprenants sur les activités d’écriture et sur la rétroaction corrective et révision de leurs textes dans un cadre d’enseignement formel de Portugais Langue Non Maternelle (PLNM). Notre étude porte sur deux groupes d’élèves adultes parlant des langues maternelles différentes, dans un cours d’écriture (niveau B1 du CECRL) durant le 2ème semestre 2018-2019. Les données analysées ci-dessous sont les réponses des élèves à l’enquête finale portant sur leurs perceptions soit vis-à-vis l’utilité (pour l’apprentissage) des tâches réalisées tout au long du semestre (notamment les productions écrites, la rétroaction corrective et la révision de leurs textes), soit sur des questions émotionnelles qui leurs sont attachées. Les activités d’écriture sur lesquelles se base cette étude étaient des tâches individuelles réalisées en classe, surtout des récits au passé et des interactions écrites (e-mails formels et informels). Après la rédaction, les apprenants recevaient leurs textes sur papier avec des annotations écrites – soit sous forme graphique soit comme mot/commentaire – et ils étaient priés de corriger ou réécrire leurs textes. Selon les résultats de l’enquête, les apprenants voient les activités d’écriture et la rétroaction corrective de l’enseignant comme utiles pour l’apprentissage langagier. Les étudiants préfèrent la forme de rétroaction indirecte, où les erreurs sont signalées mais c’est à eux de faire la révision/correction. Les réponses moins homogènes concernent les effets émotionnels de la rétroaction corrective (nervosité face aux erreurs et procédures de correction) qui semblent être reliés à des caractéristiques individuelles des apprenants.
URI: http://hdl.handle.net/10316/99536
DOI: https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17469
cv-prod-2104826
Rights: openAccess
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