Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99456
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
dc.contributor.authorGonçalves, Gabriela Ribeiro da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-21T23:01:13Z-
dc.date.available2022-03-21T23:01:13Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.date.submitted2022-03-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99456-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio visa apresentar uma análise e reflexão das atividades letivas e extralectivas ao longo do Estágio Pedagógico Supervisionado, desenvolvido na Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, em Mira, durante o ano letivo 2020/2021. Além disso, pretendo efetuar uma reflexão da aplicação da estratégia didático-pedagógica, neste caso concreto a Aplicação dos Media na Educação Geográfica e Ambiental, caso específico do Jornal aplicado ao tema das Alterações Climáticas. O relatório está dividido em três partes. A primeira parte, onde é feita a descrição geral da escola, acompanhado do enquadramento geográfico, turma, núcleo de estágio e das atividades realizadas ao longo do estágio. A segunda parte, está direcionada para a reflexão teórica e científica associada ao tema da aplicação didática.O tema da componente científica é as Alterações Climáticas e os seus impactos na saúde humana, assim como o surgimento ou ressurgimento de doenças parasitárias na Europa. Na terceira parte é apresentada a estratégia didática, o jornal realizado pelos alunos, acompanhado dos resultados obtidos ao inquérito realizado aos professores do agrupamento e aos alunos sobre o mesmo. Neste capítulo também se encontra uma reflexão sobre o ensino à distância e os impactos na aprendizagem tanto nos professores como alunos. Os objetivos propostos para esta estratégia foram positivos, uma vez que obtive o feedback desejado por parte dos alunos, assim como toda a dedicação na construção do jornal.por
dc.description.abstractThis internship report aims to present an analysis and reflection of teaching and extralegal activities throughout the Supervised Pedagogical Internship, developed in Escola Secundária Dr. ª Maria Cândida, in Mira, during the school year 2020/2021. In addition, I intend to reflect on the application of didactic-pedagogical strategy, in this specific case the Application of Media in Geographic and Environmental Education, the specific case of the newspaper applied to the theme of Climate Change.The report is divided in three parts. The first part, where the general description of the school is made, accompanied by the geographic framing, class, internship nucleus and the activities carried out throughout the internship. The second part is directed towards the theoretical and scientific reflection associated with the theme of didactic application. The theme of the scientific component is Climate Change and its impacts on human health, as well as the emergence or resurgence of parasitic diseases in Europe.In the third part, the didactic strategy is presented, the newspaper made by the students, accompanied by the results obtained from the survey carried out to the teachers of the grouping and to the students about it. In this chapter there is also a reflection on distance learning and the impacts on learning for both teachers and students. The objectives proposed for this strategy were positive, since I obtained the desired feedback from the students, as well as all the dedication in the construction of the newspaper.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAlterações Climáticaspor
dc.subjectGreenhouse Efectpor
dc.subjectMidiapor
dc.subjectNewspaperpor
dc.subjectClimate Changeeng
dc.subjectEfeito de Estufaeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectJornaleng
dc.titleAlterações Climáticas e os Impactos na Saúde: Os Media como fonte de Educação Geográfica e Ambiental.por
dc.title.alternativeClimate Change and Health Impacts: The Media as a Source of Geographical and Environmental Education.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationMira, Coimbra, Portugal.-
degois.publication.titleAlterações Climáticas e os Impactos na Saúde: Os Media como fonte de Educação Geográfica e Ambiental.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202968286-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, Gabriela Ribeiro da Silva::0000-0001-8676-9918-
uc.degree.classification13-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
uc.degree.elementojuriAlmendra, Ricardo Jorge Meireles-
uc.contributor.advisorNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
GabrielaGoncalves_versaofinal.pdf6.04 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

168
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

320
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons