Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99356
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dc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
dc.contributor.advisorSeabra, Sofia Pereira da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Ângela Soraia Andrade-
dc.date.accessioned2022-03-16T23:00:15Z-
dc.date.available2022-03-16T23:00:15Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.date.submitted2022-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99356-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractDe acordo com os últimos dados revelados no Relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens (2019), em Portugal, a residencialização é uma realidade para 7046 crianças e jovens. Cada uma/um com as suas particularidades, experiências e motivos de acolhimento. As situações de risco e os maus-tratos a que foram expostos, causam um impacto significativo negativo na sua vida, podendo afetar o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Neste contexto, é fundamental que nas casas de acolhimento as equipas técnicas e educativas criem um ambiente seguro que envolva as crianças e jovens de apoio e afeto e que potencie o desenvolvimento integral destes. O presente relatório, intitulado “Promoção de Competências Socioemocionais em Acolhimento Residencial: A Importância de uma Relação Reparadora”, apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Centro de Acolhimento Temporário Infantil de Pombal, resposta social da Associação de Pais e Educadores para a Infância.Na primeira fase do estágio realizou-se um levantamento de necessidades que nos permitiu tomar conhecimento do papel que seria mais útil na parceria com a equipa técnica e educativa, contribuindo para o pleno desenvolvimento e integração das crianças e jovens residencializados. Neste contexto, o nosso objetivo principal foi ser uma figura adulta estável, que estivesse presente, disponível para ouvir e dar apoio e afeto às crianças e jovens. Para além deste compromisso diário, desenvolvemos diversas atividades de promoção do desenvolvimento de competências socioemocionais e de resolução de problemas com as crianças e jovens. Desta forma, ao longo do presente documento, procuramos enquadrar o acolhimento residencial em Portugal e a importância da construção de um ambiente de qualidade semelhante ao familiar no qual os cuidadores estabeleçam uma relação de confiança e promovam o desenvolvimento integral das crianças e jovens, nomeadamente ao nível das competências socioemocionais.por
dc.description.abstractAccording to the latest data revealed in the Report on the Annual Characterization of the Foster Care Situation of Children and Teenagers (2019), in Portugal, residential care is a reality for 7046 children and teenagers. Each one with their own particularities, experiences and reasons for institutionalization. The exposure to risk situations and maltreatment causes a significant negative impact on their lives and may affect their cognitive, affective and social development. In this context, it is essential that in residential homes, the technical and educational teams create a safe environment that provides children and adolescents with support and affection and promotes their full development. This present report, entitled " Promoting Socioemotional Skills in Residential Care: The Importance of a Repairing Relationship", presents the activities carried out as part of the curricular internship of the Master's Degree in Social Education, Development and Local Dynamics, of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra, in the Pombal Children's Temporary Fostering Center, social response of the Association of Parents and Educators for Childhood.In the first phase of the internship, we made a study of needs that allowed us to understand the role that would be most useful in the collaboration with the technical and educational team, contributing to the full development and integration of the children and adolescents in residential care. In this context, our main goal was to be a stable adult figure, who was present, available to listen and give support and affection to the children and teens. In addition to this daily commitment, we developed several activities to promote the development of social and emotional skills and problem solving with the children and adolescents.In this way, throughout of this document, we intended to contextualize residential care in Portugal and the importance of building a quality family-like environment in which caregivers establish a relationship of trust and promote the full development of children and young people, in particular at the social and emotional skills level.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectResidencializaçãopor
dc.subjectAcolhimentopor
dc.subjectCompetências socioemocionaispor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAnos Incríveispor
dc.subjectResidential Careeng
dc.subjectFosteringeng
dc.subjectSocio-emotional skillseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectIncredible Yearseng
dc.titlePromoção de Competências Socioemocionais em Acolhimento Residencial: A Importância de uma Relação Reparadora.por
dc.title.alternativePromoting Socioemotional Skills in Residential Care: The Importance of a Repairing Relationship.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titlePromoção de Competências Socioemocionais em Acolhimento Residencial: A Importância de uma Relação Reparadora.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202963357-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Ângela Soraia Andrade::0000-0002-2626-9724-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
uc.degree.elementojuriGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.degree.elementojuriMajor, Sofia de Oliveira-
uc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.contributor.advisorSeabra, Sofia Pereira da Silva-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
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FPCEUC - Teses de Mestrado
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