Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99337
Title: A deteção da mentira: estudo de algumas pistas verbais
Other Titles: Lie detection: a study of some verbal clues
Authors: Esteves, Maria Inês Vaz da Cunha
Orientador: Paixão, Rui Alexandre Paquete
Keywords: mentira; pistas de mentira; indicadores verbais; padrão comum de resposta; deception; deception clues; verbal indicators; common response pattern
Issue Date: 14-Oct-2021
Serial title, monograph or event: A deteção da mentira: estudo de algumas pistas verbais
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Lying, contrary to what the vast majority of people think, is a part of life itself and of our daily lives. From an early age we are familiar with its concept, and we are taught that it is wrong to deliberately deceive others, but we are also taught to lie for the sake of the other, or for the sake of a relationship. Therefore, it is clear that lying is a very present theme in society, in the most diverse contexts, playing an extremely important role in the forensic context and for this reason, there are several investigations in this area. It is in this context that the present study is inserted, and its main purpose is to observe and evaluate a set of verbal clues, in order to identify the most relevant ones that may be considered as indicators of lying behavior. Methodologically, it consists of an experimental setting where 10 participants (7 females and 3 males) answered the same question, honestly or dishonestly. The answers were recorded in short videos, with two trials for each of the three questions asked to each subject, making a total of 60 videos. Subsequently, these videos were observed by a subject-evaluator, who interpreted and analyzed the participants' behavior based on verbal indicators of deception, and it was possible to confirm the existence of the following common response patterns: "diversity of speech”, “length of response”, “hesitations in speech'” and “use of self-references” at the inter-individual level, and “indirect, evasive or distant responses” at the intra-individual level.
A mentira, contrariamente ao que a grande maioria das pessoas pensa, faz parte da própria vida e do nosso dia a dia. Desde muito cedo que estamos familiarizados com o seu conceito e somos ensinados que é errado enganar os outros, de forma deliberada, mas também nos ensinam a mentir para o bem do outro, ou para o bem de uma relação. Ora, neste sentido, é visível que a mentira é um tema bastante presente na sociedade, nos mais diversos contextos, desempenhando um papel extremamente importante em contexto forense existindo, por isso, vastas investigações feitas nesta área. É neste âmbito que se insere o presente trabalho, que tem como principal objetivo observar e avaliar um conjunto de pistas verbais, de modo a identificar-se quais as mais relevantes e que podem ser consideradas indicadores do comportamento de mentira. Metodologicamente, consiste num setting experimental onde 10 participantes (7 do sexo feminino, 3 do sexo masculino) responderam, de forma honesta ou desonesta, a uma mesma questão. As respostas foram gravadas em pequenos vídeos, havendo dois ensaios para cada uma das três questões colocadas a cada sujeito, perfazendo um total de 60 vídeos. Posteriormente, estes vídeos foram observados por um sujeito-avaliador, que interpretou e analisou o comportamento dos participantes, com base nos indicadores verbais da mentira, acabando por se verificar a existência dos seguintes padrões comuns de resposta: “diversidade do discurso”, “tamanho da resposta”, “hesitações no discurso” e “uso de autorreferências” ao nível interindividual, e “respostas indiretas, evasivas ou distantes” ao nível intraindividual.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99337
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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