Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10316/991
Title: | Projecto mais-Pais : factores socioculturais e interpessoais do desenvolvimento numérico de crianças em idade pré-escolar: o nome dos números e o envolvimento dos Pais | Authors: | Gaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca | Orientador: | Gomes, Joaquim Ferreira Bryant, Peter |
Keywords: | Psicologia da educação; Educação pré-escolar | Issue Date: | 29-Mar-1999 | Abstract: | "A creative idea is in some sense a reformulation of existing ideas ; there is nothing completely new under the sun. (...)." (B.Rogoff, 1990, p.198) Na primeira parte deste trabalho é fundamentado um projecto de investigação e intervenção, em educação pré-escolar, cuja concepção, implementação e avaliação são discutidas na segunda parte. A teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Vygotsky constitui a teoria de referência do trabalho. Na intervenção efectuada foi avaliado o papel de duas variáveis socioculturais do desenvolvimento numérico da criança, especificamente: o envolvimento dos pais, em casa, em actividades de aprendizagem desenvolvidas pelo educador no jardim de infância; o nome dos números de dois dígitos, considerados do ponto do vista da clarificação que oferecem sobre a sua composição como conjuntos de dezenas e de unidades; considerando dois níveis socioeconómicos (baixo e médio/alto). O estudo empírico, classificado como quasi-experimental (nonequivalent group designs), decorreu durante os anos de 1993, 1994 e 1995, e envolveu 123 crianças, que no ano lectivo de 1993/94 frequentavam o último ano da educação pré-escolar, na zona urbana litoral de Coimbra e na zona rural/industrial interior de Seia, ambas na região Centro, assim como os respectivos pais e educadores dessas crianças. Os resultados obtidos mostram a importância de se implementar uma política integrada para o envolvimento dos pais na educação pré-escolar dos seus filhos, numa perspectiva mais global de munir a criança de instrumentos simbólico-culturais de pensamento e de comunicação que lhe permitam ser um cidadão integrado na sociedade em que se situa e interage. | Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação, (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | http://hdl.handle.net/10316/991 | Rights: | closedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
Show full item record
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.