Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/991
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dc.contributor.advisorGomes, Joaquim Ferreira-
dc.contributor.advisorBryant, Peter-
dc.contributor.authorGaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:48:28Z-
dc.date.available2008-12-04T14:48:28Z-
dc.date.issued1999-03-29en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/991-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação, (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstract"A creative idea is in some sense a reformulation of existing ideas ; there is nothing completely new under the sun. (...)." (B.Rogoff, 1990, p.198) Na primeira parte deste trabalho é fundamentado um projecto de investigação e intervenção, em educação pré-escolar, cuja concepção, implementação e avaliação são discutidas na segunda parte. A teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Vygotsky constitui a teoria de referência do trabalho. Na intervenção efectuada foi avaliado o papel de duas variáveis socioculturais do desenvolvimento numérico da criança, especificamente: o envolvimento dos pais, em casa, em actividades de aprendizagem desenvolvidas pelo educador no jardim de infância; o nome dos números de dois dígitos, considerados do ponto do vista da clarificação que oferecem sobre a sua composição como conjuntos de dezenas e de unidades; considerando dois níveis socioeconómicos (baixo e médio/alto). O estudo empírico, classificado como quasi-experimental (nonequivalent group designs), decorreu durante os anos de 1993, 1994 e 1995, e envolveu 123 crianças, que no ano lectivo de 1993/94 frequentavam o último ano da educação pré-escolar, na zona urbana litoral de Coimbra e na zona rural/industrial interior de Seia, ambas na região Centro, assim como os respectivos pais e educadores dessas crianças. Os resultados obtidos mostram a importância de se implementar uma política integrada para o envolvimento dos pais na educação pré-escolar dos seus filhos, numa perspectiva mais global de munir a criança de instrumentos simbólico-culturais de pensamento e de comunicação que lhe permitam ser um cidadão integrado na sociedade em que se situa e interage.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesseng
dc.subjectPsicologia da educaçãoen_US
dc.subjectEducação pré-escolar-
dc.titleProjecto mais-Pais : factores socioculturais e interpessoais do desenvolvimento numérico de crianças em idade pré-escolar: o nome dos números e o envolvimento dos Paisen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-6680-9289-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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