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https://hdl.handle.net/10316/991
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gomes, Joaquim Ferreira | - |
dc.contributor.advisor | Bryant, Peter | - |
dc.contributor.author | Gaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:48:28Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:48:28Z | - |
dc.date.issued | 1999-03-29 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/991 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Ciências da Educação, (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | - |
dc.description.abstract | "A creative idea is in some sense a reformulation of existing ideas ; there is nothing completely new under the sun. (...)." (B.Rogoff, 1990, p.198) Na primeira parte deste trabalho é fundamentado um projecto de investigação e intervenção, em educação pré-escolar, cuja concepção, implementação e avaliação são discutidas na segunda parte. A teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Vygotsky constitui a teoria de referência do trabalho. Na intervenção efectuada foi avaliado o papel de duas variáveis socioculturais do desenvolvimento numérico da criança, especificamente: o envolvimento dos pais, em casa, em actividades de aprendizagem desenvolvidas pelo educador no jardim de infância; o nome dos números de dois dígitos, considerados do ponto do vista da clarificação que oferecem sobre a sua composição como conjuntos de dezenas e de unidades; considerando dois níveis socioeconómicos (baixo e médio/alto). O estudo empírico, classificado como quasi-experimental (nonequivalent group designs), decorreu durante os anos de 1993, 1994 e 1995, e envolveu 123 crianças, que no ano lectivo de 1993/94 frequentavam o último ano da educação pré-escolar, na zona urbana litoral de Coimbra e na zona rural/industrial interior de Seia, ambas na região Centro, assim como os respectivos pais e educadores dessas crianças. Os resultados obtidos mostram a importância de se implementar uma política integrada para o envolvimento dos pais na educação pré-escolar dos seus filhos, numa perspectiva mais global de munir a criança de instrumentos simbólico-culturais de pensamento e de comunicação que lhe permitam ser um cidadão integrado na sociedade em que se situa e interage. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | closedAccess | eng |
dc.subject | Psicologia da educação | en_US |
dc.subject | Educação pré-escolar | - |
dc.title | Projecto mais-Pais : factores socioculturais e interpessoais do desenvolvimento numérico de crianças em idade pré-escolar: o nome dos números e o envolvimento dos Pais | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | none | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-6680-9289 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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