Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98777
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dc.contributor.advisorHenriques, Liliana Vanessa Lúcio-
dc.contributor.advisorDourado, Marilia Assunção Rodrigues Ferreira-
dc.contributor.authorMarques, Rita Taipina-
dc.date.accessioned2022-02-08T23:00:49Z-
dc.date.available2022-02-08T23:00:49Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.date.submitted2022-02-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/98777-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos apresentada à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractTodos nós faremos um dia uma viagem sem retorno. Nesse sentido, a morte é sempre triunfante, imbatível. Seja em que idade ou situação um individuo estiver, tem sempre o direito às melhores oportunidades de saúde, da mesma forma que todos têm o direito a viver com a máxima dignidade possível, inclusivamente nos últimos momentos da sua vida. (Semedo, 2018) O maior desafio, presentemente, é fornecer dignidade enquanto prática cuidativa, tendo em conta as suas várias perspetivas. (Brízido, 2018) Para cuidar o semelhante com dignidade tem de considerar-se os princípios essenciais, que maximizem o benefício e minimizem o prejuízo, tentando sempre evitar o mal. A dignidade impõe justiça na afetação de recursos adequados, respeitando as escolhas, numa relação de paridade, onde o cuidador e aquele que é alvo dos cuidados se encontrem confortáveis. (Tonolo, 2018) É preciso reforçar diariamente o princípio do respeito pelo outro, não só como utente, mas como pessoa. Formar e destacar a importância de tratar as pessoas que carecem de cuidados especializados, como seres únicos, e ver a totalidade do seu “ser”, de forma física, psicológica, social e espiritual, é um aspeto primordial em cuidados dignos. (Guerra, & Emerique, 2006) Sendo a área de especialidade da investigadora a gerontologia, importa abordar a gerontologia enquanto profissão que evolui no sentido de uma intervenção cada vez mais responsável, humanizada e fundamentada. Torna-se, portanto, essencial procurar de forma holística praticar sempre a excelência nas intervenções centradas na pessoa. O papel do gerontólogo exige competências técnicas, relacionais e formativas, que devem procurar sempre a melhoria da qualidade do atendimento à pessoa idosa, em todas as dimensões. Esta perspetiva deve evoluir do “saber” para o “saber fazer”, na perspetiva das competências, e o “saber aprender”, envolvendo atitudes e comportamentos. Com a junção de todos estes parâmetros, numa sociedade e população em constante mudança poderá desenvolver-se a capacidade do “saber transformar”. (Gallagher, et al., 2008) O Curso de Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos, da Faculdade de Medicina de Coimbra, pretende desenvolver variadas competências que permitam prestar cuidados a todas as populações de modo competente nos domínios cientifico, técnico e relacional, através da abordagem de temas transversais a todas as áreas do “Cuidar” e específicos de área de especialização. Pela importância reconhecida, e pelo interesse e impacto positivo que tiveram na investigadora, realçam-se as relacionadas com a gestão de cuidados, supervisão de cuidados, planeamento, formação e investigação.Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar o percurso de aprendizagem percorrido na aquisição e/ou desenvolvimento de competências especializadas no âmbito do Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos.O objetivo principal de trabalho é o de perceber o valor que a dignidade tem para os cuidadores formais, em funções numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Como objetivos secundários a criação de estratégias de sensibilização e demonstração da importância e promoção do cuidado centralizado na dignidade. Realizámos um estudo exploratório e descritivo, recorrendo a entrevistas a cuidadores formais, para colheita de dados, quanto ao que consideram ser e que valor atribuem à dignidade nos cuidados, seguido de etapas de observação do desempenho das tarefas profissionais, em contexto institucional. Posteriormente, implementámos ações de formação e sensibilização, dos profissionais. A nível do cuidado com dignidade as melhorias foram significativas, existiram tarefas que passaram a ser implementadas na rotina de trabalho diário dos cuidadores formais, tais como: o ato de bater à porta antes de entrar nas casas de banho e quartos, começou-se a valorizar o utente enquanto pessoa e não apenas como utente, e passou a usar-se um tom de voz adequado durante a comunicação.A implementação e investimento em ações de formação em cuidados de dignidade promove a sua preservação, durante o ato de cuidar, e o valor do significado e a importância da dignidade tornam-se um propósito indispensável, para lidar com os utentes.por
dc.description.abstractWe will all take a one-day trip with no return. In this sense, death is always triumphant, unbeatable. No matter what age or situation an individual is in, they always have the right to the best health opportunities, just as everyone has the right to live with the maximum dignity possible, even in the last moments of their life. (Semedo, 2018) The biggest challenge daily, is to provide dignity as a care practice, taking into account it's various perspectives. (Brizido, 2018) In order to care for others with dignity, essential principles must be considered, which maximize the benefit and minimize the harm, always trying to avoid the harm. Dignity imposes justice in the allocation of adequate resources, respecting choices, in a relationship of parity, where the caregiver and the person receiving care are comfortable. (Tonolo, 2018) The principle of respect for the other must be reinforced daily, not only as a user, but as a person. Training and highlighting the importance of treating people in need of specialized care, as unique beings, and seeing the whole of their “being”, physically, psychologically, socially and spiritually, is a key aspect of dignified care. (Guerra, & Emerique, 2006) Since the researcher's specialty is gerontology, it is important to approach gerontology as a profession that evolves towards an increasingly responsible, humanized and grounded intervention. It is, therefore, essential to look holistically to always practice excellence in person-centered interventions. The gerontologist's role requires technical, relational and training skills, which must always seek to improve the quality of care for the elderly, in all dimensions. This perspective must evolve from “knowing” to “knowing how to do”, to “knowing how to learn”. With the combination of all these parameters, in a society and population in constant change, the capacity to “know how to transform” can be developed. (Gallagher, et al., 2008) The Master's Course in Continuing and Palliative Care, at the Faculty of Medicine of Coimbra, intends to develop various skills that allow to provide care to all populations in a competent way in the scientific, technical and relational domains, through the approach of transversal themes to all areas “Care” and specific area of ​​expertise. Due to the recognized importance, and the interest and positive impact these aspects had on the researcher, arises this dissertation, which aims to describe and analyze the learning path followed in the acquisition and/or development of specialized skills within the scope of the Master in Continuing and Palliative Care.The main objective of the work is to realize the value that dignity has for formal caregivers, in roles in a Residential Structure for Elderly People. As secondary objectives emerges the creation of awareness strategies and demonstration of the importance and promotion of care centered on dignity. An exploratory and descriptive study was created, using interviews with formal caregivers, to collect data on what they consider to be and what value they attribute to dignity in care, followed by observation stages of the performance of professional tasks, in an institutional context. Subsequently, training and awareness actions were implemented with the professionals. In terms of care with dignity, the improvements were significant, there were tasks that started to be implemented in the daily work routine of formal caregivers, such as: the act of knocking on the door before entering the bathrooms and bedrooms, the value of the patient as a person and not just as a patient, and an adequate tone of voice was used during communication. The implementation and investment in training actions in dignity care promotes its preservation, during the act of caring, and the value of meaning and the importance of dignity become an indispensable purpose in dealing with patients.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCuidadores Formaispor
dc.subjectDignidadepor
dc.subjectEstrutura Residencial para Pessoas Idosaspor
dc.subjectCuidados Continuadospor
dc.subjectFormal Caregiverseng
dc.subjectDignityeng
dc.subjectResidential Structure for Elderly Peopleeng
dc.subjectContinuous Careeng
dc.titleA Dignidade na ótica do cuidador formal numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas: Um estudo qualitativo numa amostra do concelho de Oliveira do Bairropor
dc.title.alternativeDignity from the perspective of the formal caregiver in a Residential Structure for the Elderly: A qualitative study in a sample from the county of Oliveira do Bairroeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationLar de Idosos Ricardo Jorge & Andreia, Lda.-
degois.publication.titleA Dignidade na ótica do cuidador formal numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas: Um estudo qualitativo numa amostra do concelho de Oliveira do Bairropor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202931803-
thesis.degree.disciplineSaude-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Cuidados Continuados e Paliativos-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, Rita Taipina::0000-0002-1014-6957-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriBernardes, António José Silva-
uc.degree.elementojuriSantiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares-
uc.degree.elementojuriDourado, Marilia Assunção Rodrigues Ferreira-
uc.contributor.advisorHenriques, Liliana Vanessa Lúcio-
uc.contributor.advisorDourado, Marilia Assunção Rodrigues Ferreira-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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