Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98225
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dc.contributor.advisorRela, Mário Alberto da Costa Zenha-
dc.contributor.authorWolters, Rita Marina da Providência-
dc.date.accessioned2022-02-02T23:09:28Z-
dc.date.available2022-02-02T23:09:28Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/98225-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractNa sociedade há um grande estigma e desvalorização da saúde mental. Os adolescentes sofrem grandes mudanças, o que pode interferir na saúde mental deles, não procurando ajuda na maior parte dos casos. Os educadores, por sua vez, acabam por não se aperceberem da situação em que os jovens se encontram. Isto pode acabar por causar insucesso escolar, sofrimento e isolamento, que causa grande impacto no futuro do adolescente. O projeto SMS foi desenvolvido por um grupo de psicólogos investigadores do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - CINEICC - da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e tem como objetivo principal promover a saúde mental na adolescência. Este trabalho tem como objetivo melhorar a plataforma utilizada pelo projeto SMS - Sucesso, Mente, Saúde através das ferramentas de UX Design que têm como foco a experiência do utilizador.Para criar a plataforma utilizaram-se as tecnologias HTML, CSS, JavaScript, PHP e MySQL. Foi desenvolvida uma identidade visual, que inclui a cor, tipografia, logotipo e estilo de desenho a ser utilizado pelo projeto, para poder ser aplicada na plataforma. Para a criação desta identidade fez-se uma pesquisa sobre o impacto emocional da cor e da tipografia no utilizador. A plataforma foi testada utilizando as Heurísticas de Nielsen e o Walkthrough Cognitivo de Wharton. A plataforma foi desenhada para ser utilizada no telemóvel devido ao foco principal da dissertação ter sido dada aos adolescentes que são quem mais vai beneficiar desta aplicação. Na plataforma tens a possibilidade aceder e criar a tua própria conta, mas também tem uma parte independente meramente informativa.por
dc.description.abstractIn society, we see a great stigma and devaluation of mental health. Teenagers undergo major changes, which can interfere with their mental health, and in most cases, they don’t seek any help. On the other hand, educators end up not being aware of the situation in which these teenagers people find themselves and can end up causing school failure, suffering and isolation, which has a great impact on the adolescent's future.
The project SMS was developed by a group of psychologists investigators of the Center of Investigation on Neuropsychology and Cognitive-Behavioral Intervention - CINEICC - of the Faculty of Psychology of the Coimbra University and its main goal is to promote mental health in teenagers. The goal of this work is to create a platform to be used by the project SMS - Sucesso, Mente, Saúde with the tools that UX Design provides which have its focus on the experience of its user.To create this platform we used HTML, CSS, JavaScript, PHP and MySQL technologies. We developed a visual identity, including the colour, typography, logo and design style to be used by the project, to be applied on the platform. To create this identity, we carried a research on the emotional impact of colour and typography on the user. The platform was tested using Nielsen's Heuristics and Wharton's Cognitive Walkthrough.The platform was designed to be used on mobile phones due to the main focus of the dissertation being given to teenagers who will benefit most from this application. On the platform, you have the possibility to access and create your own account, but it also has an independent part for information only.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectUX designpor
dc.subjectdesign de interfacespor
dc.subjectaplicaçãopor
dc.subjectsaúde mentalpor
dc.subjecttelemóvelpor
dc.subjectUX designeng
dc.subjectwebdesigneng
dc.subjectappeng
dc.subjectmental healtheng
dc.subjectsmartphoneeng
dc.titlebeYou2 - Design UI/UX de uma interface para intervenção psicológica.por
dc.title.alternativebeYou2 - UI/UX design of an interface for psychological intervention.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI - FCTUC-
degois.publication.titlebeYou2 - Design UI/UX de uma interface para intervenção psicológica.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202921360-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorWolters, Rita Marina da Providência::0000-0002-5650-6356-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriMendes, António José Nunes-
uc.degree.elementojuriRela, Mário Alberto da Costa Zenha-
uc.degree.elementojuriSilva, Paula Alexandra Gomes da-
uc.contributor.advisorRela, Mário Alberto da Costa Zenha::0000-0003-1985-9344-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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