Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98171
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoniz, Samuel de Oliveira-
dc.contributor.authorRosa, Miguel Marques Pires da-
dc.date.accessioned2022-02-02T23:07:57Z-
dc.date.available2022-02-02T23:07:57Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/98171-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThis dissertation was prepared as part of the curricular internship held at Mitsubishi Fuso Trucks Europe between the dates of May 10th and October 10th, 2021, in order to complete the Master's Degree in Industrial Engineering and Management at the University of Coimbra.The project developed during the internship had a clear initial objective, which would be the analysis and optimization of the supply process to the assembly line that takes place from warehouses 4 and 5 of MFTE. However, beyond this initial objective, it was possible to study the process in more detail and optimize it even more.In this way, the internship started with a collection of data related to the picking operations. From this data output, it was possible to proceed to its analysis and from this, three projects emerged.The first, outlined as the initial objective, was a reorganization of the distribution of racks used to supply the assembly line. Each picking operator is in charge of a series of racks. The optimization of this process resulted in the reduction of one station where the picking was carried out, with a reduction of approximately 16% in the time used for picking. It should be noted that the operator removed from the picking function went to another type of function where there was a shortage of labor.The second, appears as an addition to the work developed in the first. Racks that represent greater waste sufered changes made to improve their performance. Here, it was not possible to quantify the optimization, due to the limitation of the internship time, but the improvement proposals that could be evaluated, they surpassed the outlined objective.At last, the third project comes only as a study where the waste present in the documentation stage, during the picking operations, was quantified and a suggestion to eliminate it was made.eng
dc.description.abstractA presente dissertação foi elaborada no âmbito do estágio curricular realizado na Mitsubishi Fuso Trucks Europe entre as datas de 10 de Maio e 10 de Outubro de 2021, a fim de concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Coimbra.O projeto desenvolvido durante o estágio tinha um objetivo inicial claro, que seria a análise e otimização do processo de abastecimento à linha de montagem que ocorre a partir do armazém 4 e 5 da MFTE. Contudo, para além deste objetivo inicial foi possível estudar mais pormenorizadamente o processo e otimiza-lo ainda mais.Desta forma, o estágio iniciou-se com uma recolha de dados relativos às operações de picking. A partir desta recolha de dados, foi possível passar à sua análise e desta surgiram três projetos.O primeiro, traçado como o objetivo inicial, passou por uma reorganização da distribuição dos racks utilizados no abastecimento à linha de montagem. Cada operador de picking tem a seu cargo uma série de racks. A otimização deste processo, teve como resultado a redução de um posto em que era realizado o picking, sendo uma redução de cerca de 16% do tempo utilizado para picking. É de referir, que o operador retirado da função de picking foi para outro tipo de função onde existia carência de mão de obra.O segundo, surge como um acréscimo ao trabalho desenvolvido no primeiro. Foram analisados os racks que representavam maior desperdício e foram propostas alterações para melhoria do desempenho dos mesmos. Aqui não foi possível quantificar a otimização, pela limitação do tempo de estágio, mas as propostas de melhoria que puderam ser avaliadas superaram o objetivo traçado.Por último, o terceiro projeto, vem apenas como um estudo onde foi quantificado o desperdício presente na etapa da documentação durante as operações de picking e uma sugestão para elimina-lo.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectRackeng
dc.subjectPickingeng
dc.subjectOptimizationeng
dc.subjectAssembly Line Supplyeng
dc.subjectWaste Reductioneng
dc.subjectRackpor
dc.subjectPickingpor
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectAbastecimento à Linha de Montagempor
dc.subjectRedução de Desperdíciopor
dc.titleAnálise e Otimização do Processo de Abastecimento de uma Linha de Montagem Automóvelpor
dc.title.alternativeAnalysis and Optimization of the Supply Process of an Automobile Assembly Lineeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationMitsubishi Fuso Trucks Europe S.A.-
degois.publication.titleAnálise e Otimização do Processo de Abastecimento de uma Linha de Montagem Automóvelpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202921905-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRosa, Miguel Marques Pires da::0000-0001-6807-1110-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriFernandes, Aldora Gabriela Gomes-
uc.degree.elementojuriVieira, Miguel Jorge-
uc.degree.elementojuriMoniz, Samuel de Oliveira-
uc.contributor.advisorMoniz, Samuel de Oliveira::0000-0002-7813-4514-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Estagio Miguel Rosa.pdf4.4 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

80
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

110
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons