Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98147
Title: Remote monitoring and control of a reservation-based public parking system
Other Titles: Monitorização e Controlo Remoto de um Parque de Estacionamento Publico com Base em Reserva
Authors: Sousa, Rafael dos Santos
Orientador: Abaza, Bogdan
Antunes, Fernando Jorge Ventura
Keywords: Internet das Coisas; Interface; Sensor Magnético; Placas Arduino; Sistema Inteligente; Arduino IoT Cloud; Dashboard; Magnetometer; Arduino RP2040 Connect; Smart System
Issue Date: 20-Dec-2021
Serial title, monograph or event: REMOTE MONITORING AND CONTROL OF A RESERVATION-BASED PUBLIC PARKING SYSTEM
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: Hoje em dia, tempo é um dos recursos mais preciosos que as pessoas possuem. Graças à evolução da tecnologia e juntando a revolução da indústria 4.0, vivida no momento, a procura de um lugar de estacionamento livre representa tempo perdido e um desafio para os engenheiros encontrarem uma solução. Problemas como congestionamento de tráfego, poluição do ar, lugares de estacionamento limitados e a segurança nas estradas, são alguns dos desafios mais importantes do século atual. Este projeto propõe um sistema de estacionamento inteligente, implementado em cada um dos lugares dos parques de estacionamento públicos. Composto por um circuito projetado para obter informações em tempo real sobre a disponibilidade de cada lugar e um futuro aplicativo móvel inteligente para o cliente usar e ser capaz de reservar um lugar escolhido.O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de estacionamento inteligente que permita reduzir o tráfego, tornando mais fácil encontrar lugares de estacionamento livres, reduzindo assim o risco de distração enquanto procura um lugar ou até mesmo problemas relacionados com questões ambientais. Utilizando um Sistema Cyber-Físico, no qual um mecanismo é controlado e monitorizado por um software, é possível alterar o estado do mecanismo de acordo com a necessidade e contexto. Será possível concretizar a finalidade de bloqueio e desbloqueio de um lugar de estacionamento através de um simples pressionar do botão.A estratégia de desenvolvimento desta pesquisa foi separar o projeto em três sistemas principais. Uma forma bruta de cada subsistema foi alcançada com sucesso. O sistema mecânico criado, usando o software Solidworks, foi feito para corresponder a todos os requisitos encontrados ao longo do projeto. Na plataforma mecânica gerada encontramos todos os componentes do hardware escolhido. Por último, mas não menos importante, o sistema de software foi desenvolvido, onde podemos controlar a plataforma via WI-FI. Todas as etapas mencionadas foram desenvolvidas com sucesso e constituem a fase inicial de um sistema que visa facilitar o processo de encontrar um lugar de estacionamento disponível dentro de um período de tempo limitado.
Nowadays, time is one of the most precious resources that people have. Thanks to the evolution of technology and living on the revolution of the industry 4.0, searching for an available parking place represents wasted time and a challenge for the developers to find a solution for it. Problems such as traffic congestion, air pollution, limited parking spaces and safety on the roads are few of the most important challenges of the actual century. This project proposes a smart parking system, implemented on each slot of a parking facility. Composed by a circuit designed to gain real time information regarding availability of the slot and a future smart mobile application for the customer to use and beable to reserve a chosen slot.The purpose of the project is to develop a smart parking system that can reduce traffic by making it easier to find empty parking slots, thus lowering the risk of distracted driving or environmental issues. Using a Cyber-Physical System, in which a mechanism is controlled and monitored by a software, changing the status of the mechanism according with the need and context, it will be possible to concretize the purpose of blocking and unblocking a car slot through a simple press of a button.The strategy of developing this research was to seperate the project in three main systems. One raw shape of each subsystem was successfully achieved. The mechanical system created using Solidworks Software, was meant to correspond to all the requirements expressed alongside the project. On the platform generated we find all the chosen hardware componentes. Last but not least, the software system, where we have been able to control the platform via WI-FI. All the mentioned steps were succefully developed and constitutesthe initial stage of a system that is meant to facilitate the process of finding an available parking slot within a limited period of time.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/98147
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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