Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97815
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorConceição, Hugo Camilo Freitas da-
dc.contributor.advisorGonçalves, Lino Manuel Martins-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Margarida da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-28T23:04:32Z-
dc.date.available2022-01-28T23:04:32Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.date.submitted2022-01-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97815-
dc.descriptionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractA avaliação nas escolas médicas nacionais e na prova final de acesso à Formação Especializada assenta predominantemente em testes escritos, baseados em perguntas de escolha múltipla (PEM).Enquanto que no passado se defendia que as PEM avaliavam apenas a recordação de factos isolados, agora sabemos que, se corretamente construídas, as PEM podem ser tão válidas para testar o raciocínio clínico e a capacidade de resolução de problemas como outros instrumentos ou tipologias de teste.Com o intuito de dirigir o seu estudo a este tipo de testes, os estudantes de medicina procuram, frequentemente, bancos de perguntas formativos.O presente projeto pretende ultrapassar algumas das desvantagens destes bancos, nomeadamente, o seu elevado custo, a ausência de garantia de controlo da qualidade das suas perguntas e a sobrecarga horária dos docentes que os impede de se dedicarem à construção de perguntas formativas. Aliando estas desvantagens ao conhecimento de estudos prévios do sucesso da escrita de PEM pelos estudantes, o principal objetivo deste projeto é o de apoiar a preparação dos estudantes do 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra para a Prova Nacional de Acesso, através da criação de um banco de perguntas formativas construídas pelos mesmos.Integrado no internacional SmashMedicine, que congrega 5 escolas médicas europeias, este projeto consiste numa competição entre os estudantes de 6º ano, em diferentes fases, estruturadas em torno das especialidades clínicas avaliadas na prova. A organização do projeto consta de 5 etapas: 1) a escrita de PEM por parte dos estudantes, 2) a revisão das mesmas pelos pares, 3) a revisão especializada pelos docentes, 4) realização de um teste-piloto para avaliar a qualidade das perguntas e por fim, 5) a criação de um banco de perguntas formativas.por
dc.description.abstractAssessment, in both medical schools and in the Portuguese Medical Licensing Examination, consists mostly of written examinations with multiple-choice questions (MCQ).Although it was previously defended that MCQ assessed merely the recall of fact, now it is known that, if correctly written, this method can be as valid as others in assessing clinical competence and problem solving.In order to study in conformity with the way they will be assessed, medical students frequently favor online question banks.This project intends to overcome some of the disadvantages of these question banks, being them their high cost, absence of guarantee in quality control of the questions and the lack of time of teaching staff to develop high quality formative questions. Combining these disadvantages together with the success shown in previous studies of students writing multiple-choice questions, the main objective of this project is supporting sixth year medical students of Faculty of Medicine, University of Coimbra, in their preparation for the Medical Licensing Examination by creating a question bank with questions written by the students.Embodied in the international SmashMedicine, that brings together 5 European medical schools, this project consists of a competition among sixth year students in the different medical subjects assessed in the licensing examination. This project is summarized in a 5 step approach: 1) student question writing, 2) student peer review, 3) senior clinician review, 4) pilot test to evaluate the quality of the questions and 5) multiple-choice question bank creation.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Médicapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectPerguntas de Escolha Múltiplapor
dc.subjectBanco de Perguntaspor
dc.subjectMétodos de Avaliaçãopor
dc.subjectMedical Educationeng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectMultiple-Choice Questionseng
dc.subjectQuestion Bankeng
dc.subjectAssessment methodseng
dc.titlePrep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudopor
dc.title.alternativePrep-PNA/SmashMedicine: The Students' Writing of Multiple-Choice Questions as a Way of Studyingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Medicina da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titlePrep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudopor
dc.date.embargoEndDate2022-07-03-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-07-03*
dc.identifier.tid202713954-
thesis.degree.disciplineMedicina-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRibeiro, Ana Margarida da Silva::0000-0001-5934-2599-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriVieira, Duarte Nuno Pessoa-
uc.degree.elementojuriFerreira, António Jorge Correia Gouveia-
uc.degree.elementojuriConceição, Hugo Camilo Freitas da-
uc.contributor.advisorConceição, Hugo Camilo Freitas da-
uc.contributor.advisorGonçalves, Lino Manuel Martins-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho Final - Versão Final.pdf5.19 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

56
checked on May 14, 2024

Download(s)

104
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons