Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97611
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, João Carlos Gomes Silva-
dc.contributor.advisorBarbosa, Tiago Manuel Pereira-
dc.contributor.authorFerreira, Inês Sofia Costa-
dc.date.accessioned2022-01-28T23:00:29Z-
dc.date.available2022-01-28T23:00:29Z-
dc.date.issued2020-06-17-
dc.date.submitted2022-01-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97611-
dc.descriptionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractIntrodução: Os estudantes de Medicina referem que possuem um treino prático insuficiente e que sentem insegurança aquando dos primeiros contactos com os doentes, principalmente quando estão prestes a realizar o exame físico. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância do ensino multimédia na aquisição e treino de competências clínicas na área da Otorrinolaringologia, nomeadamente no que concerne ao pescoço e laringe.Métodos: Estudo observacional analítico transversal no qual se elaborou um vídeo ilustrativo referente ao exame físico do pescoço e laringe. Um questionário Google Forms sobre a importância e vantagens do ensino multimédia foi partilhado com alunos (do 3º ao 6º ano do MIM da universidade de Coimbra) e internos de formação geral, resultando num total de 114 participantes.Resultados: Noventa e quatro porcento dos participantes usou vídeos previamente na preparação de competências clínicas, sendo que 90% o fez para ajudar a praticar o exame físico. 51% mencionou assistir a vídeos uma a duas vezes por mês. 52% preferiu a visualização de vídeos como método mais eficaz de treino clínico. Todos tencionam voltar a usar o vídeo deste estudo futuramente. A narração foi a qualidade mais valorizada no vídeo (39%). 75% consideraram o ensino tutorizado mais benéfico na aprendizagem de competências clínicas.Discussão: O estudo mostrou que a grande maioria dos participantes usa conteúdo multimédia com o objetivo de aprimorar as suas habilidades clínicas, principalmente o exame físico. Consideraram o ensino multimédia como sendo uma forma concisa e benéfica de aprendizagem, que visa tornar o ensino mais uniforme. O treino de competências clínicas tutorizado é essencial para a aprendizagem, sendo mais proveitoso aliar o ensino expositivo tradicional ao ensino multimédia.Conclusão: O ensino multimédia demonstrou ser uma ferramenta fundamental para o treino e aprendizagem de competências clínicas, visto que desperta um maior interesse e confiança nos alunos.por
dc.description.abstractBackground: Medical students assure they haven’t enough clinical practice and are afraid of their first physical examinations. This study aims to evaluate the importance of multimedia teaching in the acquisition and training of clinical skills, in particular with regard to the neck and larynx.Methods: Cross-sectional observational study in which an illustrative video and a questionnaire were submitted to medical students and first-year residents regarding the physical examination of the neck and larynx. A total of 114 participants responded.Results: Ninety-four percent of the participants used videos previously in the preparation of clinical skills, and 90% did it to practice the physical exam. 51% mentioned watching videos once or twice a month. 52% preferred watching videos as the most effective method of clinical training. All participants stated their desire to use the video in the future. The most valued quality in the video was its narrative (39%). 75% considered tutored teaching more beneficial in learning clinical skills.Discussion: The study showed that most medical students use multimedia content in order to improve their clinical skills, especially physical examination. They considered multimedia teaching to be a concise and advantageous form of learning, which aims to make teaching more uniform. The combination of traditional tutored training clinical skills teaching with multimedia learning would be beneficial.Conclusion: Multimedia teaching has proven to be a fundamental tool for learning and training clinical skills, as it arouses greater interest and confidence in students.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectexame físicopor
dc.subjectmultimédiapor
dc.subjecteducação baseada em competênciaspor
dc.subjectlaringoscopiapor
dc.subjectgravação em vídeopor
dc.subjectphysical examinationeng
dc.subjectmultimediaeng
dc.subjectcompetency-based educationeng
dc.subjectlaryngoscopyeng
dc.subjectvideo recordingeng
dc.titleO ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia.por
dc.title.alternativeMultimedia education tools as a optimization method of laringoscopy techniques.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Medicina da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202711870-
thesis.degree.disciplineMedicina-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Inês Sofia Costa::0000-0002-8723-9983-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMiguéis, António Carlos Eva-
uc.degree.elementojuriConceição , Hugo Camilo Freitas da-
uc.degree.elementojuriRibeiro, João Carlos Gomes Silva-
uc.contributor.advisorRibeiro, João Carlos Gomes Silva-
uc.contributor.advisorBarbosa, Tiago Manuel Pereira-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Final 3.pdf559.17 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

37
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

35
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons