Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/97565
Title: | Efeito da Experiência do Treinador sobre o Ambiente Motivacional e Pedagógico no Treino de Jovens | Authors: | Gonçalves, Carlos Eduardo Silva, Manuel João Coelho e Cruz, Jaume Figueiredo, António |
Keywords: | Jovens; Treinador; Tarefa; Ego; Atitudes | Issue Date: | 2010 | Serial title, monograph or event: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte | Volume: | 24 | Issue: | 1 | Place of publication or event: | Brazil | Abstract: | O estudo investiga o efeito da experiência do treinador sobre as categorias observadas da comunicação em competição, as orientações para a realização de objetivos, as atitudes face à prática desportiva e as percepções dos atletas sobre o comportamento do treinador. Utilizando o Coach Behavior Assessment System (CBAS), de SMITH, SMOLL e HUNT (1977), foram gravados em áudio e vídeo e posteriormente analisados 18 jogos de seis treinadores de Basquetebol do escalão de sub-16 anos masculinos, três experientes e três inexperientes. Os jogadores das equipes observadas (n = 58) preencheram as versões portuguesas do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire/TEOSQ (CHI & DUDA, 1995) e do Sport Attitudes Questionnaire/SAQ (LEE & WHITEHEAD, 1999), bem como o questionário de percepções do comportamento do treinador do CBAS. Os resultados revelaram um efeito estatisticamente signifi cativo da experiência ou inexperiência do treinador, tanto sobre as categorias comportamentais observadas em jogo como sobre as dimensões dos questionários. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/97565 | ISSN: | ISSN 1807-5509 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCDEF - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
16743-Texto_do_artigo-19894-1-10-20120522.pdf | 399.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
138
checked on Oct 16, 2024
Download(s)
44
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.