Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97464
Title: Transposição Dramática de Conceitos Científicos
Authors: Montenegro, Mário 
Editors: Fernando Matos Oliveira
Keywords: Teatro; Ciência; Teatro de tema científico; Conceitos; Dispositivos; Theatre; Science; Science play; Concepts; Devices
Issue Date: 26-Nov-2015
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Project: DGA2011-12 
Serial title, monograph or event: Colóquio Internacional Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas
Place of publication or event: Coimbra (Portugal)
Abstract: Os temas e conceitos científicos abordados em teatro são, após as três últimas décadas de intensa exploração dramatúrgica do empreendimento científico, muito vastos. Os modos de apropriação da ciência são diversos e ocorrem em vários domínios da criação teatral. Encontramos, tanto no texto dramático como ao nível da dramaturgia dos espaços de apresentação e movimentação corporal dos intérpretes, uma das características mais marcantes das peças de tema científico: a utilização de determinados conceitos como metáforas teatrais abrangentes. Uma das propostas mais estruturadas para uma taxonomia de peças de tema científico foi elaborada por Eva-Sabine Zehelein, que estabelece uma categorização possível considerando o modo de presença da ciência nas peças. O que aqui se propõe é a análise de métodos de transposição de conceitos científicos com base em duas peças da marionet, discutindo os processos de abordagem e de transposição teatral, tentando depois situar esses trabalhos na chave taxonómica atrás indicada.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97464
ISBN: 978-989-26-1271-3
DOI: cv-prod-901294
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Artigos e Resumos em Livros de Actas
I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.