Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97432
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2020/2021
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE INTEGRATED ELEMENTARY SCHOOL C/J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA WITH THE "9TH F" CLASS IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR
Authors: Cardoso, Marcelo
Orientador: Campos, Maria João Carvalheiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Atitudes; Necessidades Educativas Especiais; Inclusão; Teacher Training; Physical Education; Attitudes; Special Educational Needs; Inclusion
Issue Date: 23-Nov-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA DO 9ºF NO ANO LETIVO DE 2020/2021
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico simboliza um marco essencial na formação académica, profissional e pessoal. Na formação académica, dado que é o momento de aplicar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação inicial. Na formação profissional, porque é a primeira experiência no mundo do ensino, através de uma intervenção pedagógica, em contexto real e supervisionado. Por último, qualifico como marco a nível pessoal, visto que, é o culminar de muita dedicação e é um sonho de criança que está a ser consumado. O presente Relatório de Estágio retrata todo o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular Estágio Pedagógico, inserida no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, desenvolvida na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma F do 9º ano de escolaridade, no ano letivo 2020/2021. A estruturação do documento está repartida em três capítulos distintos. O primeiro capítulo refere-se às expetativas iniciais e à caracterização do contexto. Seguidamente, no capítulo dois consta a reflexão sobre a prática pedagógica, envolvendo todas as atividades de ensino-aprendizagem, ou seja, o planeamento, a intervenção pedagógica, a avaliação e, ainda, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Por último, no terceiro capítulo foi abordado e aprofundado o tema-problema que visa analisar o impacto do programa de atividade física adaptada, denominado “Semana Paralímpica”, nas atitudes dos alunos do 2ºciclo face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que após a implementação da atividade, houve diferenças estatisticamente significativas nas atitudes dos alunos sem Necessidades Educativas Especiais.
Teacher Training symbolizes an essential milestone in academic, professional, and personal training. In academic training, as it is the time to put into practice the knowledge acquired throughout initial training. In professional training, because it is the first experience in the teaching world, through a pedagogical intervention, in a real and supervised context. Finally, I qualify as a milestone on a personal level, as it is the culmination of a lot of dedication and is a child's dream that is being fulfilled.This Internship Report portrays all the work developed throughout the Pedagogical Internship course, included in the master’s degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra, developed at the Basic School Integrated with Kindergarten, Prof. Dr. Ferrer Correia, with the F class of the 9th grade, in the school year 2020/2021.The structure of the document is divided into three distinct chapters. The first chapter refers to initial expectations and the context characterization. Then, in chapter two, there is a reflection on pedagogical practice, involving all teaching-learning activities, i.e., planning, pedagogical intervention, assessment and, also, activities of school organization and management, projects and partnerships educational activities and the ethical-professional attitude. Finally, the third chapter addressed and deepened the problem-theme that aims to analyse the impact of the adapted physical activity program, called "Paralympic Week", on the attitudes of 2nd cycle students towards the inclusion of students with Special Educational Needs in classes Physical Education. Results showed that after the activity implementation, there were statistically significant differences in the attitudes of students without Special Educational Needs.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97432
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Marcelo Cardoso 2016235752.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

42
checked on May 8, 2024

Download(s)

71
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons