Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97427
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA SCHOOL YEAR OF 2020/2021 OPINION OF STUDENTS OF 2nd AND 3rd SCHOOL AND SECONDARY CYCLE REGARDING THE COURSE DISTRIBUTION OF THE SUBJECT OF PHYSICAL EDUCATION
Authors: Esteves, Rafael Frades
Orientador: Almeida, Maria João Correia de Araújo
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção pedagógica; Análise Reflexiva; Processo de ensino-aprendizagem; Physical Education; Pedagogical Internship; Pedagogical intervention; Pedagogical Practice; . Reflective Analysis
Issue Date: 22-Nov-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DOS 2O E 3O CICLOS MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA NO ANO LETIVO DE 2020/2021 OPINIÃO DOS ALUNOS DE 2.º E 3.º CICLO DE ENSINO E SECUNDÁRIO RELATIVAMENTE A DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORARIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Place of publication or event: ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA
Abstract: This report, Pedagogical Internship Report, aims at a reflective analysis on the Supervised Pedagogical Practice in Physical Education, held at the Monsenhor Miguel de Oliveira Basic School of the 2nd and 3rd Cycles with the F class of the 9th year of Schooling under the guidance and supervision of the cooperating Professor Maria João Vicente of Prof. Doctor Maria João Correia de Araújo Almeida, faculty advisor. Thus representing a conclusive stage of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.The following Report demonstrates all our didactic-pedagogical action experienced. In this way, it is intended to describe all the experiences, experiences and learning developed and acquired during this period, applying all our skills and theoretical knowledge in a real context.Throughout this document, we can observe the existence of three chapters in which we describe and reflect the themes intrinsically linked to the Pedagogical Internship. In a first Chapter we present the initial expectations of the Internship and the characterization of all agents and the environment, that is, the context of the practice developed ((characterization of the school, the Physical Education disciplinary group (PE), the internship nucleus (NE) and the class). The second Chapter represents a reflection of the entire practical component involved, in which we carry out an in-depth reflection on the various integrating areas of the Pedagogical Internship, from teaching-learning activities, school organization and management, projects and educational partnerships and the ethical-professional attitude. In this chapter, all the decisions taken to face the challenges created by distance education were included in detail. In the third and last chapter, we present the development of the Theme-Problem, entitled “2nd and 3rd Cycle of Education and Secondary Students' Opinion Regarding the Distribution of Credit Hours in the Subject of Physical Education”
O presente relatório, Relatório de Estágio Pedagógico, visa a análise reflexiva sobre a Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Física, realizada na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira junto da turma F do 9.º ano de Escolaridade sob a orientação e supervisão da Professora cooperante Maria João Vicente da Prof.ª Doutora Maria João Correia de Araújo Almeida, orientadora da faculdade. Representando assim uma etapa conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O seguinte Relatório demonstra toda a nossa ação didático-pedagógica experienciada. Desta forma, pretende-se descrever todas as vivências, experiências e aprendizagens desenvolvidas e adquiridas no decorrer deste período aplicando todas as nossas competências e saberes teóricos num contexto real. Ao longo do presente documento, conseguimos observar a existência de três capítulos nos quais descrevemos e refletimos os temas intrinsecamente ligados ao Estágio Pedagógico. Num primeiro Capítulo apresentamos as expetativas iniciais do Estágio e a caracterização de todos os agentes e meio envolvente, ou seja, do contexto da prática desenvolvida ((caracterização da escola, do grupo disciplinar de Educação Física (EF), do núcleo de estágio (NE) e da turma).O segundo Capítulo representa uma reflexão de toda a componente prática envolvida, no qual realizamos uma reflexão aprofundada sobre as várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, desde as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. No presente capítulo, foi ainda inserido detalhadamente todas as decisões tomadas, para enfrentar os desafios criados pelo ensino à distância. No terceiro e último capítulo, apresentamos o desenvolvimento do Tema-Problema, designado “Opinião Dos Alunos De 2.º E 3.º Ciclo De Ensino E Secundário Relativamente A Distribuição Da Carga Horaria Da Disciplina De Educação Física”PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Estágio Pedagógico. Intervenção pedagógica. Prática Pedagógica. Análise Reflexiva. Processo de ensino-aprendizagem
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97427
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
REL_Rafael Frades Esteves_22-11.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

63
checked on May 8, 2024

Download(s)

74
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons