Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97416
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE DR.ª MARIA ALICE GOUVEIA'S BASIC SCHOOL OF THE 2nd AND 3rd CYCLE WITH THE CLASS E OF THE 9TH GRADE IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR - THE MOTIVATIONS OF BASIC EDUCATION STUDENTS FOR PHYSICAL EDUCATION
Authors: Marques, Filipe Jorge dos Santos Ribeiro Mira
Orientador: Gonçalves, Carlos Eduardo Barros
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Motivação; Ensino Básico; Physical Education; Teacher Training; Motivation; Basic Education
Issue Date: 14-Jul-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLO DR.ª MARIA ALICE GOUVEIA JUNTO DA TURMA E DO 9º ANO NO ANO LETIVO 2020/2021 - AS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O Relatório de Estágio apresentado surge no âmbito do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da Turma E do 9º ano de escolaridade, com vista à conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico é considerado o momento mais crucial do processo formativo, pela aplicação prática num contexto profissional de todo o conhecimento teórico aprendido anteriormente. É neste momento, que o Estagiário adequa a sua intervenção pedagógica, consoante o contexto encontrado, da mesma maneira que põe em prática as suas ideias e convicções com o objetivo de se desenvolver enquanto docente. Neste documento irão ser descritos, através de uma reflexão crítica estruturada e fundamentada, todos os desenvolvimentos vivenciados nas diferentes áreas do processo ensino-aprendizagem durante o Estágio. De modo a seguir uma sequência lógica e coerente, o Relatório de Estágio divide-se em três capítulos principais, sendo que no primeiro capítulo é abordada a Contextualização da Prática Desenvolvida, no segundo capítulo é evidenciada a Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica e para finalizar é aprofundado um Tema-Problema no terceiro capítulo. O aprofundamento do Tema-Problema, procura investigar as motivações que os alunos têm para as aulas de Educação Física, junto de uma turma do Ensino Básico, neste caso da turma E do 9º ano de Escolaridade.
This Report is part of the Pedagogical Practice developed at the Basic School of the 2nd and 3rd Cycle Dr. ª Maria Alice Gouveia together with Class E of the 9th grade, with a view to completing the Master’s in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The Teacher Training is considered the most crucial moment of the training process, due to its practical application in a professional context of all the theoretical knowledge previously learned. It is at this moment, that the trainee adapts his pedagogical intervention, depending on the context found, in the same way that he puts into practice his ideas and beliefs with the aim of developing as a teacher.In this document, all the developments experienced in the different areas of the teaching-learning process during the Teacher Training will be described, through a structured and reasoned critical reflection. To follow a logical and coherent sequence, the Report is divided into three main chapters: In the first chapter the Contextualization of the Developed Practice is approached, in the second chapter the Reflective Analysis on the Pedagogical Practice is evidenced and to in the third chapter a problem theme is deepened.The deepening of the Problem-Theme seeks to investigate the motivations that students have for Physical Education classes, along with a class of Basic Education of the school, in this case of class E of the 9th grade.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97416
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Filipe Marques_2016226507.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

58
checked on Oct 9, 2024

Download(s)

49
checked on Oct 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons