Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97391
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at the Infanta Dona Maria Secondary School, in Coimbra, with the 11th H class, in the 2010/2021 school year - Students’ Motivations in Basic and High School Education for Physical Education before and after lock down due to the Covid-19 pandemic: Comparative Study between Gender and Grade
Authors: Marques, Rafael dos Santos
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Intervenção pedagógica; Dimensões de ensino; Pedagogical Internship; Physical Education; Reflection; Pedagogical intervention; Teaching dimensions
Issue Date: 17-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório, reflete o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, retratando o resultado de uma análise e reflexão critica de todo este processo e a conclusão do Mestrado em ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que foi desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, com a turma do 11ºH, no decorrer do ano letivo 2020/2021. Representando o Estágio Pedagógico um momento de grandes aprendizagens e vivências, adquirindo experiências que marcarão o nosso percurso académico e futuro profissional, o Relatório demonstra toda a nossa ação didático-pedagógica experienciada desde o planeamento, passando pela realização e terminando na análise e avaliação das nossas ações, adotando um papel reflexivo e procurando sempre evoluir nas tomadas de decisão, na eficiência das estratégias utilizadas, nos valores transmitidos, de modo a melhorar a qualidade de ensino possível e consequente crescimento e sucesso dos alunos.Neste sentido, ao longo deste documento são projetados três capítulos. O primeiro, alusivo à caracterização do contexto da prática pedagógica, o segundo, dividido por quatro áreas de atuação - as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas, e a atitude ético-profissional. Por último, no que respeita à investigação desenvolvida ao longo do ano letivo, um estudo sobre as motivações dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: estudo comparativo entre o género e o ano de escolaridade.
This report reflects the work developed throughout the Pedagogical Internship with the 7C class in school year 2019/2020 at Infanta Dona Maria Secondary School in Coimbra. It portrays the result of a critical reflection and analysis of this whole process and the conclusion of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School from the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.Understanding the Teacher Training as a prime moment of learning and experiences, allowing the acquisition of practical knowledge which will leave its mark on our academic career and professional future, this report exhibits all of the didactic and pedagogical action experienced. Beginning with the planning, on to practice and ending with the analysis and evaluation of our actions, adopting a reflective position and always seeking to evolve within the decision making, in the efficiency strategies used, in the conveyed values, in order to offer the best quality of teaching possible and consequently improve the success and development of students.In this sense, throughout this document three chapters are projected. The first chapter alludes to the characterization of the context of pedagogical practice, the second chapter divided into four areas of action, teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude. Finally, with respect to research carried out throughout the school year, a study about Students’ Motivations in Basic and High School Education for Physical Education before and after lock down due to the Covid-19 pandemic: Comparative Study between Gender and Grade.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97391
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est_20_21_Rafael Marques.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

91
checked on Feb 20, 2024

Download(s)

63
checked on Feb 20, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons