Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/97247
Title: | Produção para Bike Sharing: Caso EDM | Other Titles: | Bike Sharing Production: Case EDM | Authors: | Pires, Luís Pedro Correia | Orientador: | Silva, Cristóvão | Keywords: | Produção; Bike Sharing; Layout; Balanceamento; Production; Bike Sharing; Layout; Balancing | Issue Date: | 17-Jul-2019 | metadata.degois.publication.title: | Produção para Bike Sharing: Caso EDM | metadata.degois.publication.location: | EDM | Abstract: | No decorrer do presente trabalho pretende-se desenhar um modelo de produção adaptado para bike sharing, a pedido da empresa Engenho de Mestre Lda.Esta empresa tem como principal foco de negócio a venda de baterias para bicicletas elétricas e, é por isso, que pretende ter uma estratégia de negócio mais verticalizada, com o objetivo principal de conseguir produzir num único local tudo o que necessita para a montagem de uma bicicleta elétrica, permitindo a participação em concursos públicos com mais confiança. Primeiramente é necessário fazer um levantamento de todos os dados inerentes à produção. Foi feito o levantamento de tempos de produção em sessenta tarefas de uma empresa parceira. Seguidamente é feita uma análise descritiva a todas as tarefas que comportam a montagem de uma bicicleta, para que seja possível entender a linha. Segue-se a análise das relações de precedências de cada tarefa, para identificar as tarefas com maior e menor grau de importância. Posto isto, é necessário elaborar um esquema de precedências com o objetivo de conseguir identificar as diferentes estações de trabalho. É também imperioso avaliar todas as estações de trabalho com o objetivo de diminuir tempos mortos (balanceamento), para tornar a produção o mais eficiente possível. Para o estudo do balanceamento fez-se a análise de dois cenários. Por fim, é demonstrado um modelo de layout em “U”, que se pensa ser o mais adequado ao espaço e às necessidades. Os resultados obtidos apresentam uma possível solução para uma produção, em que se define o número de estações de trabalho, o número de trabalhadores a operar e o modelo de layout. In the course of the present work we intend to design a model of production adapted for bike sharing, at the request of the company Engenho de Mestre Lda.This company has as its main business focus the sale of batteries for electric bicycles and, for that reason, it intends to have a more vertical business strategy, with the main objective of being able to produce in a single place all that it needs for the assembly of Electric Bicycle, allowing participation in public tenders with more confidence. First it is necessary to make a survey of all the data inherent to the production. Production times were surveyed in sixty tasks of a partner company. Next, a descriptive analysis is made of all the tasks involved in assembling a bicycle, so that the line can be understood. It follows the analysis of the precedence relations of each task, to identify the tasks with greater and lesser degree of importance. Having said that, it is necessary to elaborate a precedence scheme in order to be able to identify the different workstations. It is also imperative to evaluate all workstations in order to reduce dead times (balancing), to make production as efficient as possible. For the study of the balancing, two scenarios were analysed. Finally, a "U" layout model is shown, which is thought to be the most suitable for space and needs.The results obtained present a possible solution for a production, in which the number of workstations, the number of workers to be operated and the layout model are defined. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/97247 | Rights: | closedAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | Existing users please |
---|---|---|---|---|
Produção para Bike Sharing Caso EDM- Luis Pires.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License