Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97189
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGeirinhas, Alice-
dc.contributor.advisorPereira, Luís Lucas-
dc.contributor.authorGomes, Ana Sofia-
dc.date.accessioned2022-01-19T10:30:50Z-
dc.date.available2022-01-19T10:30:50Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97189-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO rápido desenvolvimento das tecnologias de comunicação, sobretudo na internet, conduziu à necessidade de prestar mais atenção a fatores humanos que vão para além da especialidade das ciências da computação. Com a evolução dos meios de divulgação de produtos, empresas e instituições, sobretudo a partir do início do séc XXI, a web integrou-se mais na vida das pessoas. Houve mudanças significativas na forma como as pessoas usam e acedem à internet e, como tal, as ferramentas de divulgação online tiveram de acompanhar a mudança, modificando a forma como as plataformas web são projetadas. A presente dissertação assenta na criação de uma estratégia de comunicação para o Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, concretizada através do desenho de um website e de uma brochura sustentados no conceito transmedia. O projeto estabelece uma ação estrategicamente planeada que implica a utilização de múltiplos canais interrelacionados e sincronizados, criando vários pontos de ligação entre si. Pretende constituir-se como veículo de comunicação com o exterior, fornecendo informação acerca da oferta formativa do departamento e os docentes, sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos em contexto académico e as notícias sobre o departamento. Este trabalho surge no âmbito do mestrado de Design e Multimédia e pretende colocar em prática os fundamentos ali adquiridos e aprofundar conhecimentos ao nível das tecnologias de interface, design de interação e web design. A imagem do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra é atualmente divulgada através do site institucional da universidade. No entanto, este parece constituir uma resposta insatisfatória para a consecução dos objetivos concretos do departamento. Logo, este projeto procura responder a uma necessidade real, uma vez que tenta disponibilizar um meio digital eficaz, envolvente e estimulante que permita ao DARQ promover a sua “marca” distintiva e única.pt
dc.description.abstractThe fast development of communication technologies, chiefly the internet, led to the need of paying more attention to human factors that go beyond computing sciences. With the evolution of the means of communication of products, companies and institutions, mainly after the beginning of the 21st century, the web is more incorporated in people’s lives. There were significant changes in the way people use and access internet. As a result, the online communication tools had to follow the change, modifying the way web platforms are designed. This paper aims at planning and developing a communication strategy for the Department of Architecture of the Faculty of Sciences and Technology at the University of Coimbra, through the design of a website and a brochure, based on the transmedia concept. The project consists of a strategically planned action which involves the use of multiple interrelated and synchronized channels, generating several interconnected points. The goal is to produce a means of communication with the outside, providing information about the courses, the teachers, the students’ academic work and news about the department. This work is the result of the integration of the theoretical knowledge acquired during the Master’s Degree in Design and Multimedia and the consolidation of matters such as interface technologies, interaction design and web design. The image of the Department of Architecture of the Faculty of Sciences and Technology is currently presented through the institutional site of the University of Coimbra. However, this platform seems to be an unsatisfactory way to achieve the concrete objectives of the department. This way, this project tries to answer to a real requirement, as it attempts to offer a proficient, involving and stimulating digital means that allows DARQ to promote its distinctive and unique “brand”.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectDarqpt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectTransmediapt
dc.subjectDesignpt
dc.subjectInterfacept
dc.subjectWebpt
dc.subjectDarqpt
dc.subjectEducationpt
dc.subjectTransmediapt
dc.subjectDesignpt
dc.subjectInterfacept
dc.subjectWebpt
dc.titleA estratégia do design de comunicação aplicado ao Departamento de Arquitetura da FCTUCpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2022-08-31*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo2190pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9841-1462-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Documento_SofiaGomes.pdf25.46 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

53
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

28
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.