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https://hdl.handle.net/10316/97126
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Cristina Margarida Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor | Andrade, Anísio Alberto Martinho de | - |
dc.contributor.author | Graça, João Pedro de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-14T11:08:25Z | - |
dc.date.available | 2022-01-14T11:08:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/97126 | - |
dc.description | Relatório do Curso de Mestrado em Reabilitação de Edifícios apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | pt |
dc.description.abstract | O tempo de vida útil estimado para uma ponte deve ser de 100 anos conforme mencionado no Eurocódigo – Bases para o projeto de estruturas (NP EN 1990, 2009). Presumindo-se que durante esse período a estrutura não necessite de intervenções profundas. No entanto, para que a estrutura possa atingir essa durabilidade é necessário implementar acções de inspecção e manutenção durante o período de vida útil. Nos últimos anos as inspecções têm revelado um nível elevado de deterioração no parque de pontes em todo o mundo e as áreas de manutenção e reparação têm crescido de importância. Por outro lado, o número de veículos pesados em circulação tem registado um aumento significativo. Esta situação sucede particularmente em estradas secundárias onde existem infra-estruturas antigas, mas também em vias locais que têm atraído um volume elevado de veículos que ultrapassa em muito a capacidade para a qual muitas pontes foram dimensionadas (Harding et al., 1990). Se é verdade que as entidades centrais do estado responsáveis pela gestão e manutenção de pontes, quer estas sejam da rede ferroviária quer sejam da rede viária, já dispõem de ferramentas de gestão de obras de arte e de toda uma cultura de inspecção e manutenção periódicas e de normalização de procedimentos, o mesmo não sucede em relação à generalidade dos municípios portugueses, responsáveis pela gestão e manutenção das pontes pertencentes às vias desclassificadas e às vias locais. É, pois, necessário implementar, a nível municipal, uma metodologia de gestão de obras de arte que normalize os procedimentos de inspecção, de tratamento de dados e de manutenção, com vista a manter estas infra-estruturas em condições de segurança. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.title | Inspeção de um Conjunto de Pontes e Utilização de um Sistema de Gestão | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
dc.date.embargo | 2016-07-01 | * |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.name | Relatório do Curso de Mestrado em Reabilitação de Edifícios | pt |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.parentdept | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.researchunit | INESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-3799-3902 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado |
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