Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97065
Title: Inovações dos Recursos Educacionais Abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasil
Authors: Rosa, Célia Regina de Oliveira
Keywords: Recursos Educacionais Abertos; REA; Ensino superior; Universidade de São Paulo; Sistema e-Aulas
Issue Date: 25-Nov-2021
Publisher: Colibri
Citation: Rosa, C.R.de O. (2021, Novembro 25-26). Inovações dos recursos educacionais abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasil [Paper presentation]. Atas do V Congresso ISKO Espanha-Portugal, Lisboa, Portugal.
Serial title, monograph or event: Organização do Conhecimento no Horizonte 2030: Desenvolvimento Sustentável e Saúde: Atas do V Congresso ISKO Espanha-Portugal
Volume: (CA – Ciência Aberta ; 1)
Place of publication or event: Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Abstract: Esta comunicação apresenta os recursos educacionais abertos (REA). Expõe as cinco ações para definição do padrão REA estabelecidas pela UNESCO em 2019 visando uma maior adesão mundial. O objetivo geral caracteriza o desenvolvimento da criação dos REA no ensino superior. Para o cumprimento do objetivo geral, identifica-se como objetivo específico verificar se os recursos existentes do sistema e-Aulas concebido pela Universidade de São Paulo (USP), nomeadamente pela Pró-Reitoria de Graduação, atuam como vetores em apoio ao ensino universitário. A metodologia propõe busca a partir do uso de operadores booleanos (AND, OR) nos campos título, assunto e palavras--chave abrangendo o período cronológico de 2016 a 2020 de modo a evidenciar as inovações na criação dos REA nas bases de dados Library, Information Science & Technology Abstracts e Scopus. Utilizou-se os termos recursos educacionais abertos; REA; ensino superior. O estudo tem características descritivas sugerindo uma aborda gem metodológica da pesquisa de cunho qualitativo. Os resultados de pesquisa biblio gráfica enfocam a importância do incentivo por parte da universidade de modo a fortale cer e expandir tais recursos, bem como os desafios para implementação. O resultado informa aumento dos recursos utilizados pela comunidade universitária e sustentabili dade com participação de docentes, bibliotecários e alunos. Conclui que o aprimora mento dos recursos entre grupos diversos permitirá a inclusão e equidade referentes à criação, acesso, reutilização, adaptação e redistribuição dos REA.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97065
ISBN: 9789895661374
DOI: 10.51427/10451/50067
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
INOVAÇÕES_DOS_RECURSOS_EDUCACIONAIS_ABERTOS... (1).pdf466.47 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

182
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

137
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.