Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/97065
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosa, Célia Regina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T15:39:44Z | - |
dc.date.available | 2022-01-11T15:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
dc.identifier.citation | Rosa, C.R.de O. (2021, Novembro 25-26). Inovações dos recursos educacionais abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasil [Paper presentation]. Atas do V Congresso ISKO Espanha-Portugal, Lisboa, Portugal. | pt |
dc.identifier.isbn | 9789895661374 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/97065 | - |
dc.description.abstract | Esta comunicação apresenta os recursos educacionais abertos (REA). Expõe as cinco ações para definição do padrão REA estabelecidas pela UNESCO em 2019 visando uma maior adesão mundial. O objetivo geral caracteriza o desenvolvimento da criação dos REA no ensino superior. Para o cumprimento do objetivo geral, identifica-se como objetivo específico verificar se os recursos existentes do sistema e-Aulas concebido pela Universidade de São Paulo (USP), nomeadamente pela Pró-Reitoria de Graduação, atuam como vetores em apoio ao ensino universitário. A metodologia propõe busca a partir do uso de operadores booleanos (AND, OR) nos campos título, assunto e palavras--chave abrangendo o período cronológico de 2016 a 2020 de modo a evidenciar as inovações na criação dos REA nas bases de dados Library, Information Science & Technology Abstracts e Scopus. Utilizou-se os termos recursos educacionais abertos; REA; ensino superior. O estudo tem características descritivas sugerindo uma aborda gem metodológica da pesquisa de cunho qualitativo. Os resultados de pesquisa biblio gráfica enfocam a importância do incentivo por parte da universidade de modo a fortale cer e expandir tais recursos, bem como os desafios para implementação. O resultado informa aumento dos recursos utilizados pela comunidade universitária e sustentabili dade com participação de docentes, bibliotecários e alunos. Conclui que o aprimora mento dos recursos entre grupos diversos permitirá a inclusão e equidade referentes à criação, acesso, reutilização, adaptação e redistribuição dos REA. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Colibri | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Recursos Educacionais Abertos | pt |
dc.subject | REA | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.subject | Universidade de São Paulo | pt |
dc.subject | Sistema e-Aulas | pt |
dc.title | Inovações dos Recursos Educacionais Abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasil | pt |
dc.type | article | pt |
degois.publication.firstPage | 839 | pt |
degois.publication.lastPage | 849 | pt |
degois.publication.location | Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa | pt |
degois.publication.title | Organização do Conhecimento no Horizonte 2030: Desenvolvimento Sustentável e Saúde: Atas do V Congresso ISKO Espanha-Portugal | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.51427/10451/50067 | - |
degois.publication.volume | (CA – Ciência Aberta ; 1) | pt |
dc.date.embargo | 2021-11-25 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INOVAÇÕES_DOS_RECURSOS_EDUCACIONAIS_ABERTOS... (1).pdf | 466.47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
224
Visto em 1/out/2024
Downloads
175
Visto em 1/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.