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Title: Opacidade narrativa e interpelação social no romance latino-americano (Rayuela, La ciudad y los perros, Paradiso e Los Detectives Salvajes)
Other Titles: Narrative opacity and social interpellation in the Latin American novel (Rayuela, La ciudad y los perros, Paradiso and Los Detectives Salvajes)
Authors: Sanches, Felipe Bentes Balerini
Orientador: Lourenço, António Apolinário Caetano da Silva
Keywords: América Latina; Lezama Lima; Vargas Llosa; Cortázar; Bolaño; Latin America; Lezama Lima; Vargas Llosa; Cortázar; Bolaño
Issue Date: 25-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Opacidade narrativa e interpelação social no romance latino-americano (Rayuela, La ciudad y los perros, Paradiso e Los Detectives Salvajes)
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Tomando como pressuposto básico a noção de que o contexto social influencia as formas estéticas de uma determinada obra literária, esta dissertação procura investigar como interagem esses dois aspectos no caso de um tipo específico de romance latino-americano, um que tem por característica a opacidade. São observados quais os padrões de uma obra opaca, quais motivos levam a essa opacidade no contexto da América Latina, bem como as convergências ou divergências entre romances que se utilizam dessa ferramenta estética. Para tal, são comparadas quatro obras distintas de países distintos (México, Argentina, Peru e Cuba), três delas da década de 1960 e uma de 1998, e, levando em consideração as formas específicas que essa opacidade assume em cada uma, são examinados alguns fatores históricos relacionados com o período de cada obra tratada e traçados paralelos com o romance em questão, principalmente no que concerne dados que são citados nessas obras ou que de alguma maneira influenciaram seus escritores no período tratado. De maneira retroativa, após a apresentação de um romance, ele é comparado com os anteriores, para que gradualmente se tornem mais específicas as definições dessa ferramenta narrativa e, dessa maneira, possam ser extrapoladas algumas noções gerais. Por fim, busca-se tirar conclusões sobre a semelhança dessas obras e explorar como a utilização dessa ferramenta estética é aplicada para a representação de uma identidade latino-americana e, portanto, como se constrói essa identidade e quais condições levam que ela seja necessária.
Taking as a basic assumption the notion that the social context influences the aesthetic forms of a given literary work, this dissertation seeks to investigate how these two different aspects interact in the case of a specific type of Latin American novel, a novel that is characterized by its opacity. The patterns of an opaque work are observed, as are the reasons that lead to this opacity in the context of Latin America and the convergences or divergences between novels that use this aesthetic tool. To this end, four different works from different countries (Mexico, Argentina, Peru and Cuba) are compared, three of them from the 1960s and one from 1998, and, taking into account the specific forms that this opacity takes in each one, some historical factors related to the period of each work here treated are examined and parallels are traced with the novel in question, especially with regard to data that is cited into these works or that somehow influenced their writers in the period dealt with. Retroactively, after the presentation of a novel, it is compared with the previous ones, so that the definitions of this narrative tool gradually become more specific and, in this way, some general notions can be extrapolated. Finally, we seek to draw conclusions about the similarity of these works and explore how the use of this aesthetic tool is applied to the representation of a Latin American identity and, therefore, how this identity is constructed and what conditions make it necessary.
Description: Dissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97020
Rights: openAccess
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