Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96987
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dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
dc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
dc.contributor.authorFagundes, Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:01:41Z-
dc.date.available2022-01-07T23:01:41Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96987-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractFrente a um paradigma de desvalorização social e escolar e a um ambiente marcado por uma desmotivação e de falta de interesse, a Educação Histórica confronta-se, hoje, com complexos desafios, sobre os quais é imperativo saber e dar resposta, enquanto professores e futuros professores, com o peso de, futuramente, assistirmos ao descrédito total da disciplina. É, importante, pois, encarar as aulas de História como um espaço que pode ultrapassar a simples aquisição e memorização de conhecimento factual, científico e académico, incentivando o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, preconizadas em documentos oficiosos como o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017) e as Metas Curriculares (DGE, 2014). Neste paradigma, crê-se que metodologias ativas e construtivas permitem uma preparação mais duradoura e aprofundada para o novo milénio, sobre as quais a Literatura reconhece as potencialidades de envolverem a comunidade estudantil no processo de ensino-aprendizagem, tendo ganhos significativos na qualidade do seu aprendizado. De encontro a este cenário encontra-se a Flipped Classroom, sendo os principais objetivos deste Relatório o de analisar os seus contributos para a construção de conhecimento histórico e o seu impacto no autoconceito académico, num quadro teórico aplicado numa turma do 8º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, em Coimbra, em situações díspares de Ensino à Distância e de Ensino Presencial. A análise dos resultados indica-nos de que a Flipped Classroom permite, de igual modo ao método tradicional, a aquisição e construção de conhecimento histórico, acrescendo o facto de possibilitar a formação das ditas competências. Por sua vez, um questionário autodescritivo baseado na Self Concept as a Learner Scale (SCAL) reforça, de facto, as potencialidades motivacionais da estratégia e aponta para a possibilidade desta auxiliar a melhoria da confiança dos alunos sobre as suas próprias capacidades e a sua relação com os colegas.por
dc.description.abstractFaced with a paradigm of social and school devaluation and an environment marked by lack of motivation and lack of interest, Historical Education is currently faced with complex challenges, about which it is imperative to know and respond, as teachers and future teachers, with the weight of, in the future, witnessing the total discredit of the discipline. It is, therefore, important to face the History classes as a space that can go beyond the simple acquisition and memorization of factual, scientific and academic knowledge, encouraging the development of skills, abilities and attitudes, recommended in unofficial documents such as the Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017) and Metas Curriculares (DGE, 2014). In this paradigm, it is believed that active and constructive methodologies allow a more lasting and in-depth preparation for the new millennium, on which Literature recognizes the potential of involving the student community in the teaching-learning process, with significant gains in the quality of its apprenticeship. Against this scenario is the Flipped Classroom, and the main objectives of this Report are to analyze its contributions to the construction of historical knowledge and its impact on academic self-concept, in a theoretical framework applied to a class of the 8th grade of the 3rd cycle of Basic Education in the Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, in Coimbra, in different situations of Distance Learning and On-site Learning. The analysis of the results indicates that the Flipped Classroom allows, similarly to the traditional method, the acquisition and construction of historical knowledge, adding the fact that it enables the formation of those skills. In turn, a self-descriptive questionnaire based on the Self Concept as a Learner Scale (SCAL) actually reinforces the motivational potential of the strategy and points to the possibility of this helping to improve the students' confidence about their own abilities and their relationship with colleagues.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFlipped Classroompor
dc.subjectconstrução de conhecimento históricopor
dc.subjectautoconceito académicopor
dc.subjectcompetências para o século 21por
dc.subjectFlipped Classroomeng
dc.subjectconstruction of historical knowledgeeng
dc.subjectacademic self-concepteng
dc.subject21st century skillseng
dc.titleFlipped Classroom – Contributos para a Construção do Conhecimento Histórico e o seu Impacto no Autoconceito Académicopor
dc.title.alternativeFlipped Classroom – Contributions to the Construction of Historical Knowledge and its Impact on Academic Self-Concepteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Agrupamento de Escolas Martim de Freitas-
degois.publication.titleFlipped Classroom – Contributos para a Construção do Conhecimento Histórico e o seu Impacto no Autoconceito Académicopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843823-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFagundes, Raquel da Silva::0000-0003-3922-0468-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriNunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs-
uc.degree.elementojuriTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
uc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio::0000-0002-7515-2696-
uc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo::0000-0002-5927-3957-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7515-2696-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5927-3957-
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