Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96981
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCatarino, Helena Maria Gomes-
dc.contributor.advisorLopes, Maria da Conceição-
dc.contributor.authorSoler, Alessandra Roberta Salim Cassola-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:01:33Z-
dc.date.available2022-01-07T23:01:33Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96981-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arqueologia e Território apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis work focuses on the study of ceramic material from the cesspool number 3 of the Conservatório de Música do Baixo Alentejo in Beja, whose assets were recovered during the 2010 archaeological campaigns within the framework of the project “Arqueologia das Cidades de Beja”. In this site, during excavations carried out in 1999, an occupation of long diachrony that goes from the II Iron Age to the present day was attested.The city of Beja had great importance in Antiquity and in the Islamic period, due to its strategic position and being well served by paths that connected it to the Atlantic, by land, and to the Mediterranean gates through the Guadiana, this particularity allowed the transit in its territory of people, ideas and goods.The ceramic material in cesspool 3 was all cataloged and studied, even the smallest of the fragments, as these gave us the opportunity to carry out a statistical analysis and understand what type of material circulated at the time of filling the pit. This investigation allowed us, through the search for parallels and based on the characteristics of the ceramic ensemble, to date them between the 12th and 13th centuries.Through the analysis of the materials with regard to their functional, morphological, technical, decorative, as well as chronological characteristics, we were able to contribute to a better understanding of the archaeological site and the way of cooking and serving at the table during the transition from the Islamic period to the Christian, whose new ways are reflected in the objects of everyday life.eng
dc.description.abstractEste trabalho incide sobre o estudo do material cerâmico da fossa número 3 do logradouro do Conservatório de Música do Baixo Alentejo em Beja, cujo espólio foi recuperado durante as campanhas arqueológicas de 2010 dentro do quadro do projeto “Arqueologia das cidades de Beja”. Neste sítio, durante as escavações realizadas em1999, foi atestada uma ocupação de longa diacronia que vai desde a II Idade do Ferro até os dias atuais. A cidade de Beja teve grande importância na Antiguidade e no período islâmico, isto, devido à sua posição estratégica e por ser bem servida de caminhos que a ligavam ao Atlântico, por via terrestre, e às portas do Mediterrâneo através do Guadiana, essa particularidade permitiu o trânsito em seu território de pessoas, ideias e mercadorias. O material cerâmico da fossa 3 foi todo catalogado e estudado, até mesmo o menor dos fragmentos, pois estes nos deram possibilidades de fazer uma análise estatística e compreendermos que tipo de material circulava no momento da colmatação da fossa. Esta investigação permitiu-nos, através da procura de paralelos e baseando-nos nas características do conjunto cerâmico, datá-los entre os séculos XII e XIII.Pudemos, através da análise dos materiais no que concerne suas características funcionais, morfológicas, técnicas, decorativas, assim como cronológicas, contribuir para melhor compreensão do sítio arqueológico e do modo de cozinhar e servir à mesa durante o momento de transição do período islâmico para o cristão, cujas novas maneiras refletem nos objetos da vida cotidiana.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMedieval Archeologyeng
dc.subjectTransition potteryeng
dc.subjectIslamic potteryeng
dc.subjectBejaeng
dc.subjectGharb al-Andaluseng
dc.subjectArqueologia Medievalpor
dc.subjectCerâmica de transiçãopor
dc.subjectCerâmica islâmicapor
dc.subjectBejapor
dc.subjectGharb al-Andaluspor
dc.titleA cerâmica da fossa 3 do Conservatório de Música do Baixo Alentejo, Beja entre os séculos XII e XIIIpor
dc.title.alternativeTHE POTTERY FROM CESSPIT 3 OF THE CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DO BAIXO ALENTEJO, BEJA: BETWEEN THE 12th AND 13th CENTURY.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCEAACP - Centro de Estudo em Arqueologia, Artes e Ciências do Património-
degois.publication.titleA CERÂMICA DA FOSSA 3 DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DO BAIXO ALENTEJO, BEJA: ENTRE OS SÉCULOS XII E XIII.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843025-
thesis.degree.disciplineHistória e Arqueologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Arqueologia e Território-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSoler, Alessandra Roberta Salim Cassola::0000-0001-5228-5990-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSilva, Ricardo Jorge Costeira da-
uc.degree.elementojuriCatarino, Helena Maria Gomes-
uc.degree.elementojuriMartínez, Susana Gómez-
uc.contributor.advisorCatarino, Helena Maria Gomes-
uc.contributor.advisorLopes, Maria da Conceição-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Alessandra_Soler.pdf120.83 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

118
checked on Oct 15, 2024

Download(s)

63
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons