Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/96966
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa | - |
dc.contributor.author | Rosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísio | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T23:01:01Z | - |
dc.date.available | 2022-01-07T23:01:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/96966 | - |
dc.description | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras | - |
dc.description.abstract | A disciplina de geografia tem como base da sua definição a observação do espaço e do território, cabendo assim a cada pessoa o uso do seu instrumento visual e interpretar o que todo o espaço lhe oferece. Contudo para que haja harmonia e “perfeição” as transformações territoriais não podem ser degenerativas.Com o desenvolvimento da tecnologia e de toda a capacidade humana, veio a degradação do espaço e do essencial das cidades, havendo assim deste modo a necessidade de implementar metas para que o desenvolvimento surja, mas de forma sustentável.O crescimento das cidades e toda a distribuição da população leva a que se tenha de adquirir coisas nova e capacidades de instrumentalização novas, para dar face aos impactos que a humanidade produz no sistema urbano. Partindo deste princípio, pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos na geografia, com vista a organizar trabalhos autónomos com os alunos, organizando-se em grupo e fazendo pesquisas e aperfeiçoando o ensino aprendizagem para sensibilizar e de certa forma fazer com que amanhã tenhamos um mundo melhor. Pretende-se também com a prática pedagógica dar oportunidade a todos de aprender e promover sobretudo o ensino-aprendizagem de forma que todos possam ter iguais oportunidades.Permite também verificar todo o percurso de um estágio na escola secundária de pombal, onde foi efetuado com acompanhamento um percurso docente ao longo de um ano letivo que levou ao culminar deste relatório. Assim além do tema da sustentabilidade temos presente toda uma prática de ensino pedagógica. | por |
dc.description.abstract | The geography discipline is based on the observation of space and territory as the basis of its definition, thus it is up to each person to use their visual instrument and interpret what all space offers them. However, for there to be harmony and “perfection”, territorial transformations cannot be degenerative.With the development of technology and of all human capacity, came the degradation of space and the essentials of cities, thus there is a need to implement goals for development to emerge, but in a sustainable way.The growth of cities and the entire distribution of the population means that new things and new tools have to be acquired, in order to face the impacts that humanity has on the urban system.Based on this principle, it is intended to apply the knowledge acquired in geography, with a view to organizing autonomous work with students, organizing in groups and doing research and improving teaching-learning to raise awareness and somehow make sure that tomorrow we have a better world. It is also intended with the pedagogical practice to give opportunity to everyone to learn and, above all, to promote teaching-learning so that everyone can have equal opportunities.It also allows checking the entire course of an internship at the secondary school of Pombal, where a teaching trajectory was carried out with follow-up over the course of a school year that led to the culmination of this report. So, in addition to the theme of sustainability, we have a whole pedagogical teaching practice in mind. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
dc.subject | Cidades | por |
dc.subject | Comunidades sustentaveis | por |
dc.subject | sustentabilidade | por |
dc.subject | coesão social | por |
dc.subject | didática | por |
dc.subject | Cities | eng |
dc.subject | Sustainable Comunities | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.subject | Social Cohesion | eng |
dc.subject | Didatic | eng |
dc.title | Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal) | por |
dc.title.alternative | Pedagogical approach to cities: Sustainable Cities and Communities (case of Pombal) | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Faculdade de Letras Universidade de Coimbra | - |
degois.publication.title | Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal) | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 202843319 | - |
thesis.degree.discipline | Formação de Professores em áreas disciplinares específicas | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Letras | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Rosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísio::0000-0002-4192-3835 | - |
uc.degree.classification | 14 | - |
uc.degree.presidentejuri | Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de | - |
uc.degree.elementojuri | Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa | - |
uc.degree.elementojuri | Silva, Susana Maria Pereira da | - |
uc.contributor.advisor | Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FabioRosa_Versaodinal.pdf | 3.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
126
checked on Jul 16, 2024
Download(s)
175
checked on Jul 16, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License