Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96966
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
dc.contributor.authorRosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísio-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:01:01Z-
dc.date.available2022-01-07T23:01:01Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96966-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA disciplina de geografia tem como base da sua definição a observação do espaço e do território, cabendo assim a cada pessoa o uso do seu instrumento visual e interpretar o que todo o espaço lhe oferece. Contudo para que haja harmonia e “perfeição” as transformações territoriais não podem ser degenerativas.Com o desenvolvimento da tecnologia e de toda a capacidade humana, veio a degradação do espaço e do essencial das cidades, havendo assim deste modo a necessidade de implementar metas para que o desenvolvimento surja, mas de forma sustentável.O crescimento das cidades e toda a distribuição da população leva a que se tenha de adquirir coisas nova e capacidades de instrumentalização novas, para dar face aos impactos que a humanidade produz no sistema urbano. Partindo deste princípio, pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos na geografia, com vista a organizar trabalhos autónomos com os alunos, organizando-se em grupo e fazendo pesquisas e aperfeiçoando o ensino aprendizagem para sensibilizar e de certa forma fazer com que amanhã tenhamos um mundo melhor. Pretende-se também com a prática pedagógica dar oportunidade a todos de aprender e promover sobretudo o ensino-aprendizagem de forma que todos possam ter iguais oportunidades.Permite também verificar todo o percurso de um estágio na escola secundária de pombal, onde foi efetuado com acompanhamento um percurso docente ao longo de um ano letivo que levou ao culminar deste relatório. Assim além do tema da sustentabilidade temos presente toda uma prática de ensino pedagógica.por
dc.description.abstractThe geography discipline is based on the observation of space and territory as the basis of its definition, thus it is up to each person to use their visual instrument and interpret what all space offers them. However, for there to be harmony and “perfection”, territorial transformations cannot be degenerative.With the development of technology and of all human capacity, came the degradation of space and the essentials of cities, thus there is a need to implement goals for development to emerge, but in a sustainable way.The growth of cities and the entire distribution of the population means that new things and new tools have to be acquired, in order to face the impacts that humanity has on the urban system.Based on this principle, it is intended to apply the knowledge acquired in geography, with a view to organizing autonomous work with students, organizing in groups and doing research and improving teaching-learning to raise awareness and somehow make sure that tomorrow we have a better world. It is also intended with the pedagogical practice to give opportunity to everyone to learn and, above all, to promote teaching-learning so that everyone can have equal opportunities.It also allows checking the entire course of an internship at the secondary school of Pombal, where a teaching trajectory was carried out with follow-up over the course of a school year that led to the culmination of this report. So, in addition to the theme of sustainability, we have a whole pedagogical teaching practice in mind.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectCidadespor
dc.subjectComunidades sustentaveispor
dc.subjectsustentabilidadepor
dc.subjectcoesão socialpor
dc.subjectdidáticapor
dc.subjectCitieseng
dc.subjectSustainable Comunitieseng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectSocial Cohesioneng
dc.subjectDidaticeng
dc.titleAbordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)por
dc.title.alternativePedagogical approach to cities: Sustainable Cities and Communities (case of Pombal)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAbordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843319-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísio::0000-0002-4192-3835-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
uc.degree.elementojuriSilva, Susana Maria Pereira da-
uc.contributor.advisorNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
FabioRosa_Versaodinal.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

126
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

175
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons