Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96948
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dc.contributor.advisorCamponez, José Carlos Costa dos Santos-
dc.contributor.authorMoreira, Isabel Cristina Gomes-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:00:30Z-
dc.date.available2022-01-07T23:00:30Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96948-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO objetivo fundamental deste trabalho é contribuir para aprofundar a discussão sobre o futuro da imprensa regional, a partir do estudo de caso de um projeto inovador em Portugal – o paperview – plataforma desenvolvida pela empresa Paperview, com o apoio da API – Associação Portuguesa de Imprensa. Deste modo, propomo-nos também refletir sobre os modelos de negócio e a imprensa regional. Na encruzilhada entre os tradicionais modelos de negócio, baseados na venda de espaços publicitários, e as incertezas e desafios do digital, as empresas jornalísticas estão hoje sob tremenda pressão e procuram fontes alternativas de financiamento. A imprensa regional e local não está mais confinada a um espaço geográfico, tornou-se também ela global. A Internet permite a redução de custos e o aparecimento dos media online obriga a ajustamentos nos modelos de negócio. A maior parte da literatura converge na valorização da imprensa regional pela sua função democrática insubstituível, beneficiada pela proximidade com o seu público. A construção de modelos de negócio sustentáveis que consigam conciliar rigor e isenção com viabilidade económica é o grande desafio. Como é que o setor pode criar valor para garantir a sua sobrevivência no atual contexto, marcado por mudanças ao nível da produção, distribuição e consumo e numa altura em que também a profissão de jornalista está igualmente a sofrer mudanças profundas? Como têm os media regionais gerido a crise em que se encontram? Que papel está reservado à imprensa regional num mundo global? Poderá a imprensa regional beneficiar da proximidade e do conhecimento que tem dos seus leitores para construir modelos de negócio alternativos e sustentáveis?por
dc.description.abstractThe main objective of this work is to contribute to deepen the discussion on the future of the regional press, based on the case study of an innovative project in Portugal – paperview – a platform developed by the company Paperview, with the support of API – Associação Portuguesa de Imprensa. We also propose to reflect on business models and the regional press. At the crossroads between traditional business models, based on the sale of advertising space, and the uncertainties and challenges of digital, newspaper companies are currently under tremendous pressure and are looking for alternative sources of funding. The regional and local press is no longer confined to a geographical space, it has also become global. The Internet allows for cost reduction and the emergence of online media requires adjustments to current business models. Most of the literature converges on the appreciation of the regional press for its irreplaceable democratic function, benefited by its proximity to its public. The construction of sustainable business models that are able to reconcile rigour and exemption with economic viability is the great challenge. How can the sector create value to ensure its survival in the current context, marked by changes in production, distribution and consumption and at a time when the journalist profession is also undergoing profound changes? How has the regional media managed the crisis in which they find themselves? What role is reserved for the regional press in a global world? Can the regional press benefit from the proximity and knowledge it has to its readers to build alternative and sustainable business models?eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectimprensa regionalpor
dc.subjectproximidadepor
dc.subjectmodelos de negóciopor
dc.subjectpaperviewpor
dc.subjectfinanciamentopor
dc.subjectRegional presseng
dc.subjectproximityeng
dc.subjectbusiness modelseng
dc.subjectpapervieweng
dc.subjectfundingeng
dc.titlePaperview: O regresso aos conteúdos pagos? - O caso do projeto da Associação Portuguesa de Imprensapor
dc.title.alternativePaperview: The return to paid content? - The case of the Portuguese Press Association projecteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras-
degois.publication.titlePaperview: O regresso aos conteúdos pagos? - O caso do projeto da Associação Portuguesa de Imprensapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843459-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMoreira, Isabel Cristina Gomes::0000-0002-8980-1941-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriMiranda, João Manuel Santos de-
uc.degree.elementojuriCamponez, José Carlos Costa dos Santos-
uc.contributor.advisorCamponez, José Carlos Costa dos Santos-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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