Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96520
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorFélix, Débora Silva-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:01:19Z-
dc.date.available2021-11-23T23:01:19Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96520-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi investigar o contributo da personalidade e dos motivos para a prática do exercício físico no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior. Mais especificamente, avaliar o quanto os motivos para a prática do exercício físico predizem a variância do bem-estar psicológico (satisfação com a vida, afetividade positiva e afetividade negativa) controlando os efeitos das dimensões da personalidade. Participaram nesta investigação 197 estudantes do ensino superior (80.2% do sexo feminino, 18.3% do sexo masculino e 1.5% que não indicaram o género). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS), a Escala de Afetividade Positiva e Afetividade Negativa (PANAS) – versão reduzida, a Motives for Physical Activities Measure – Revised (MPAM-R) – traduzida e o Big Five Inventory (BFI). Os resultados mostraram que a personalidade é o preditor mais evidente do bem-estar psicológico. Porém, verificaram-se, igualmente, correlações significativas entre os motivos para a prática do exercício físico e o bem-estar psicológico. Estes dados revelam a importância do estudo do impacto da atividade física no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior e destacam a necessidade de se investir no desenvolvimento de mais estudos, com amostras maiores e mais abrangentes, que contribuam para uma melhor compreensão das relações entre personalidade, motivação para a prática do exercício físico e bem-estar psicológico, com implicações práticas.por
dc.description.abstractThe aim of the present study was to investigate the contribution of personality and motives for the practice of physical exercise in the psychological well-being of higher education students. More specifically, to assess to what extent the reasons for the practice of physical exercise predict the variance of psychological well-being (life satisfaction, positive affectivity and negative affectivity) controlling the effects of personality dimensions. 197 higher education students participated in this investigation (80.2% female, 18.3% male and 1.5% who did not indicate their gender). The instruments used were the Satisfaction with Life Scale (SWLS), the Positive Affection and Negative Affection Scale (PANAS) – reduced version, the Motives for Physical Activities Measure – Revised (MPAM-R) – translated and the Big Five Inventory (BFI). The results showed that personality is the most evident predictor of psychological well-being. However, there were also significant correlations between the reasons for the practice of physical exercise and psychological well-being. These data reveal the importance of studying the impact of physical activity on the psychological well-being of higher education students and highlight the need to invest in the development of more studies, with larger and more comprehensive samples, which contribute to a better understanding of the relationships between personality, motivation to practice physical exercise and psychological well-being, with practical implications.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPersonalidadepor
dc.subjectMotivos para a Prática do Exercício Físicopor
dc.subjectBem-estar Psicológicopor
dc.subjectAlunos do ensino superiorpor
dc.subjectPersonalityeng
dc.subjectMotives for Physical Exercise Practiceeng
dc.subjectPsychological Well-Beingeng
dc.subjectHigher Education Studentseng
dc.titleContributos da Personalidade e dos Motivos para a Prática do Exercício Físico no Bem-estar Psicológicopor
dc.title.alternativeContributions of Personality and Motives for the Practice of Physical Exercise in Psychological Well-beingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleContributos da Personalidade e dos Motivos para a Prática do Exercício Físico no Bem-estar Psicológicopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202793575-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFélix, Débora Silva::0000-0001-5437-3492-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
uc.degree.elementojuriSantos, Eduardo João Ribeiro-
uc.degree.elementojuriFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves::0000-0003-1733-5854-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE DÉBORA.pdf639.31 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

133
checked on Aug 27, 2024

Download(s)

102
checked on Aug 27, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons